Câmara celebra 97 anos do 2º Centro de Saúde

2º Centro de Saúde que funciona no Campo da Pólvora ganha homenagem em sessão especial

Câmara celebra 97 anos do 2º Centro de Saúde

Foto: Reginaldo Ipê

19/08/2016 - 13:08

Os 97 anos do 2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo foram celebrados na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (19), no Plenário Cosme de Farias, em sessão especial requerida e dirigida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
“O 2º Centro faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e os servidores devem ser valorizados com um plano de carreira”, defendeu a vereadora Aladilce, que é enfermeira. Ainda em sua fala, destacou a importância para a cidade da unidade que funciona no Campo da Pólvora e frisou o empenho e a dedicação dos servidores do Centro criado em 1907 e inaugurado em 1919. Na época, a unidade era voltada para o atendimento à tuberculose.
Reformado em 2014, o Ramiro de Azevedo é a Unidade Básica de Saúde mais antiga em funcionamento em Salvador. Dentre os serviços prestados, oferece atenção integral nos programas de hipertensão, diabetes, controle de tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Também oferece serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcações de consulta e exame, distribuição de medicamentos, fornecimento do Cartão SUS, dentre outros.

Fundação

O importante papel desempenhado pela unidade de saúde foi destacado pela funcionária Márcia Tavares, mais antiga da instituição com 30 anos de casa. Ela contou a história do 2º Centro desde o lançamento da pedra fundamental pelo médico Ramiro de Azevedo, em 20 de agosto de 1907, após retorno da França. A preocupação com os muitos casos de tuberculose na cidade foi o ponto de partida para o nascimento da unidade.
Ainda nas suas considerações, afirmou que o 2º Centro valoriza os seus diversos funcionários: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos administrativos, pessoal do laboratório e raio-X, higienizadores e demais colaboradores.
Reforçou que no 2º Centro Ramiro de Azevedo “é possível encontrar clínica médica, pediatria, ginecologia, pré-natal de baixo risco, atendimentos em curativos e imunização, exames preventivos em colo de útero e raio-X”. Conforme Márcia, serviços sociais também são prestados e a unidade realiza palestras educativas, além de servir como referência para estudantes de diversas áreas da saúde.

Atenção básica

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Djalma Rossi, explicou que é papel da entidade “se debruçar e se importar pelo o fortalecimento de novas modalidades de atendimento ao público em geral, assim como faz a Unidade de Saúde Ramiro de Azevedo”. Ele frisou que “a atenção básica em Salvador é extremamente necessária e o Ramiro é a primeira porta de atendimento”.
Ainda na sessão especial, a funcionária Márcia Tavares recebeu uma placa da vereadora Aladilce Souza destacando os serviços prestados à saúde pelo Ramiro de Azevedo ao longo dos 97 anos de existência. Também houve apresentação musical com Gil Silvestre e no encerramento todos cantaram parabéns.

Mesa

Além da vereadora Aladilce Souza, de Márcia Tavares e de Djalma Rossi, participaram da mesa de trabalho da sessão especial Luria Andrade, representando o secretário municipal da Saúde; Conceição Mesquita, integrante do Conselho Regional de Enfermagem; e Silvio dos Anjos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia.


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios