Câmara celebra 97 anos do 2º Centro de Saúde
2º Centro de Saúde que funciona no Campo da Pólvora ganha homenagem em sessão especial

Foto: Reginaldo Ipê
19/08/2016 - 13:08
Os 97 anos do 2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo foram celebrados na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (19), no Plenário Cosme de Farias, em sessão especial requerida e dirigida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
“O 2º Centro faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e os servidores devem ser valorizados com um plano de carreira”, defendeu a vereadora Aladilce, que é enfermeira. Ainda em sua fala, destacou a importância para a cidade da unidade que funciona no Campo da Pólvora e frisou o empenho e a dedicação dos servidores do Centro criado em 1907 e inaugurado em 1919. Na época, a unidade era voltada para o atendimento à tuberculose.
Reformado em 2014, o Ramiro de Azevedo é a Unidade Básica de Saúde mais antiga em funcionamento em Salvador. Dentre os serviços prestados, oferece atenção integral nos programas de hipertensão, diabetes, controle de tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Também oferece serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcações de consulta e exame, distribuição de medicamentos, fornecimento do Cartão SUS, dentre outros.
Fundação
O importante papel desempenhado pela unidade de saúde foi destacado pela funcionária Márcia Tavares, mais antiga da instituição com 30 anos de casa. Ela contou a história do 2º Centro desde o lançamento da pedra fundamental pelo médico Ramiro de Azevedo, em 20 de agosto de 1907, após retorno da França. A preocupação com os muitos casos de tuberculose na cidade foi o ponto de partida para o nascimento da unidade.
Ainda nas suas considerações, afirmou que o 2º Centro valoriza os seus diversos funcionários: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos administrativos, pessoal do laboratório e raio-X, higienizadores e demais colaboradores.
Reforçou que no 2º Centro Ramiro de Azevedo “é possível encontrar clínica médica, pediatria, ginecologia, pré-natal de baixo risco, atendimentos em curativos e imunização, exames preventivos em colo de útero e raio-X”. Conforme Márcia, serviços sociais também são prestados e a unidade realiza palestras educativas, além de servir como referência para estudantes de diversas áreas da saúde.
Atenção básica
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Djalma Rossi, explicou que é papel da entidade “se debruçar e se importar pelo o fortalecimento de novas modalidades de atendimento ao público em geral, assim como faz a Unidade de Saúde Ramiro de Azevedo”. Ele frisou que “a atenção básica em Salvador é extremamente necessária e o Ramiro é a primeira porta de atendimento”.
Ainda na sessão especial, a funcionária Márcia Tavares recebeu uma placa da vereadora Aladilce Souza destacando os serviços prestados à saúde pelo Ramiro de Azevedo ao longo dos 97 anos de existência. Também houve apresentação musical com Gil Silvestre e no encerramento todos cantaram parabéns.
Mesa
Além da vereadora Aladilce Souza, de Márcia Tavares e de Djalma Rossi, participaram da mesa de trabalho da sessão especial Luria Andrade, representando o secretário municipal da Saúde; Conceição Mesquita, integrante do Conselho Regional de Enfermagem; e Silvio dos Anjos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia.
Fonte da notícia: Secom