Sessão Especial em comemoração aos 50 anos de fundação do Colégio Sartre - Escola SEB - ver. Kiki Bispo e Henrique Carballal
Câmara celebra 50 anos do Colégio Sartre em Salvador
Sessão especial foi realizada conjuntamente pelos vereadores Henrique Carballal e Kiki Bispo

Foto: Valdemiro Lopes
09/12/2019 - 20:28
A Câmara Municipal celebrou os 50 anos de fundação do Colégio Sartre - Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro) em Salvador, por iniciativa conjunta dos vereadores Henrique Carballal (PV) e Kiki Bispo (PTB). A formação cidadã proposta pela instituição de ensino foi unanimemente destacada pelos legisladores e também por alunos, ex-estudantes, professores e funcionários na sessão especial realizada na noite desta segunda-feira (9), no Plenário Cosme de Farias.
Ex-aluno de cursinho da unidade São Pedro nos anos de 1999 e 2000, o vereador Kiki Bispo contou que a escola teve um papel decisivo em sua vida. Após as derrapadas no Ensino Médio e a frustração na primeira tentativa no vestibular para Direito, foi no Sartre que ele percebeu a necessidade de mudar a trajetória.
“Tentei o vestibular e fui um dos últimos colocados. Percebi que realmente precisava estudar. Eu mudei a minha vida ali. Graças ao Sartre, que me deu essa condição e me fez perceber que poderia pensar em coisas maiores. Continuei estudando até ser aprovado no concorrido vestibular da UFBA, que era muito concorrido. Por isso, tenho muito orgulho de participar dessa comemoração. Se hoje sou advogado, vereador e vice-presidente dessa Casa de Leis, muito se deve à formação que tive no Sartre”, afirmou, emocionado, Kiki Bispo.
Já o outro vereador responsável pela sessão especial foi professor da instituição. “Muito interessante uma cidade como Salvador ter um empreendimento educacional que completa 50 anos. Do ponto de vista da economia, já é muito importante, por causa da geração dos empregos. Mas, do ponto de vista educacional, é fundamental. Me sinto muito orgulhoso por participar desse momento”, destacou Carballal, que presidiu a sessão especial.
Missão
Para o diretor-geral do Sartre, Aloysio Nery, a sensação é de dever cumprido. “[A escola] tem uma missão importante desde a fundação, que é a de formar pessoas. Nós temos conseguido honrar essa missão que abraçamos. Nossos ex-alunos ocupam as mais diversas posições de destaque na sociedade”, celebrou.
Não faltou emoção na sessão especial. Formandas de 2019, Bruna Nery e Carolina Paraíso discursaram conjuntamente sobre o papel da instituição nas trajetórias dos estudantes. “Além de livros, temos cuidado. Além de salas, temos o mundo. Além de colegas, temos amigos”, afirmaram.
Profissionais que tiveram expressiva participação durantes os 50 anos de atuação foram homenageados com placas comemorativas na sessão especial.
Além dos vereadores e do diretor Aloysio Nery, fizeram parte da mesa da sessão especial: o presidente da Desal, Marcílio Bastos; o presidente do Grupo SEB, Chaim Zaher; e o deputado federal Nelson Pelegrino (PT).
Fonte da notícia: Secom