Câmara aprova Dia em Memória aos Mártires dos Búzios
Projeto de autoria da vereadora Marta Rodrigues será agora enviado para sanção do Executivo

Foto: Valdemiro Lopes
03/10/2019 - 15:26
A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (2), o projeto de lei que cria o Dia Municipal em Memória aos Mártires da Revolta dos Búzios (8 de novembro). O projeto é de autoria da vereadora Marta Rodrigues (PT) e tem o objetivo de trazer à tona a história do povo baiano. Para a parlamentar, o papel dos heróis dos Búzios deve ser levado como exemplo para todos os brasileiros.
“A criação de um dia para homenageá-los é uma forma de diminuir o processo de invisibilização ao qual o povo negro foi submetido desde o Descobrimento do Brasil”, pontua Marta. “Até hoje, os livros de história do país continuam a recusar o protagonismo do povo negro na luta pela justiça social e pelo fim da escravidão por causa do olhar colonizador que toma conta do país. Leis como esta contribuem para valorizar a nossa verdadeira história”, explica a vereadora.
De acordo com a líder do PT na Câmara, para que o Dia Municipal se tornasse um projeto de lei foi necessário a realização de uma consulta popular que aconteceu por meio de uma audiência pública. “O município tem uma regulamentação própria para a instituição de dias municipais, que é a exigência de audiência pública. Nós a realizamos, atendendo a uma luta antiga do Movimento Negro”, acrescenta.
Marta lembra, ainda, que os heróis dos Búzios já constam no Livro Nacional dos Heróis da Pátria, implantado pela presidenta Dilma. “Temos este reconhecimento nacional que nos deu subsídio para a criação desse data. Espero que tenhamos também a nível estadual e nacional”, afirmou a parlamentar.
A vereadora ressalta também o papel fundamental do cineasta e historiador Antônio Olavo nessa luta. “Ele sempre defendeu essa data e a importância de valorizarmos nossos mártires. Por onde passa, ele faz questão de enaltecer nossos heróis e o quanto seus ideais permeiam até hoje nossas vidas”, conclui.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação