Biblioteca Manuel Querino indica livro sobre o 2 de Julho
“Independência da Bahia e do Brasil” de Álvaro de Carvalho Jr e Ubaldo Porto Filho
Foto: Valdemiro Lopes
28/06/2019 - 06:02
Muitos não sabem, mas foi a partir do primeiro disparo no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 25 de junho de 1822, que de fato ocorreu o início das batalhas pela Independência do Brasil, prolongando-se até o dia 2 de julho de 1823. Para marcar a data, a equipe da Biblioteca Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, sugere a leitura do livro “2 de Julho - Independência da Bahia e do Brasil”, de autoria dos professores Álvaro P. D. de Carvalho Jr e Ubaldo M. Porto Filho.
Na publicação os autores fazem uma retrospectiva sintética, mas inteiramente respaldada em fatos verídicos, dos principais acontecimentos, no Brasil e na Europa, que criaram a ambiência para o encaminhamento do processo que viria a culminar com a independência definitiva do Brasil.
As batalhas que ocorreram na Bahia foram de crucial importância dentro deste processo, uma vez que as tropas portuguesas foram derrotadas no reduto considerado mais forte no país, Salvador. Caso essas tropas resistissem, registram os autores, o Brasil incorreria no sério risco de perder a sua unidade nacional, ou até mesmo a Independência que havia sido proclamada pelo príncipe regente, D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822, a data nacional.
Além de uma leitura de fácil compreensão, o livro ainda traz ilustrações sobre fatos históricos, como a reprodução da tela “A Entrada do Exército Pacificador”, de Presciliano Silva (1930), pertencente ao acervo do Memorial da Câmara Municipal de Salvador.
Os Autores:
Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior, graduado em História pela Universidade Federal da Bahia é professor na Universidade Católica do Salvador, Centro Universitário Unijorge, Faculdade Ruy Barbosa e Universidade do Estado da Bahia. Antes de se dedicar ao magistério, trabalhou como historiador e pesquisador no Arquivo Público do Estado, Fundação Pedro Calmon (Centro de Memória da Bahia) e no Museu de Arte da Bahia. É especialista em desenvolvimento de projetos nos setores da genealogia, história da vida privada, história social, história da Bahia, história política da Bahia, arquivos privados, patrimônio histórico, memória e educação.
Ubaldo Marques de Porto Filho, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, possui dezena de trabalhos nas temáticas na qual é especialista: Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, historiografias do Recôncavo, da Estrada Real da Bahia, do Turismo na Bahia, da Indústria dos Charutos e em biografias empresariais, familiares e de personagens históricos. É autor de 27 obras, sendo 14 sobre o bairro do Rio Vermelho. Esse quantitativo lhe confere um recorde nacional: é o autor com o maior número de obras sobre um único bairro de cidade brasileira. Dentre as várias instituições que integra, é membro da bicentenária Associação Comercial da Bahia e do Instituto Genealógico da Bahia.
O acervo da Biblioteca Manuel Querino inclui também outros livros sobre o tema, como “2 de Julho – A Festa é História”, de autoria de Socorro Targino Martinez.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação