Biblioteca da Câmara orienta sobre doações de livros e periódicos
Objetivo é esclarecer os critérios para agregar material ao acervo

Foto: Reginaldo Ipê
03/02/2020 - 14:41
A Biblioteca Vereador Manuel Querino, com o objetivo de enriquecer e valorizar o seu acervo, estabeleceu novas normas para doações de livros e periódicos. O espaço de leitura da Câmara Municipal de Salvador recebe material de pessoas físicas e jurídicas.
“A principal ideia quando se pensa em doar livros é que temos compromisso com a comunidade e que existem critérios para a seleção dos exemplares, evitando que o local se transforme em um verdadeiro ‘depósito’ de obras com informações desatualizadas”, disse a supervisora da biblioteca, Silvana Jacobina.
De acordo com as normas e critérios estabelecidos pela Política de Desenvolvimento de Coleções, após a avaliação, o material é incorporado ao acervo ou é indicado ao doador o contato de outras instituições que podem se beneficiar das obras que não foram selecionadas.
Dados
Para iniciar o processo de doação de livros, o interessado deverá preencher um formulário com dados pessoais e descrição do material a ser doado, como autor, título e ano de publicação. Para periódicos, deve conter as seguintes informações: título, volume, fascículo e ano de publicação. Caso haja o interesse pelo material oferecido, o doador deverá assinar um termo de doação padronizado como condição para a conclusão do processo, como explica a bibliotecária.
Antes de enviar o material, é necessário falar com um bibliotecário. Doações enviadas sem ter havido prévio acordo, estarão sujeitas aos critérios de análise preestabelecidos, incluindo o descarte desses itens. “A equipe da biblioteca convida todos para visitar e conhecer o acervo”, completou a supervisora Silvana Jacobina.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação