Associação de servidores defende reativação do Derba

Na Tribuna Popular, Nilton Borges apontou as consequências negativas a partir da extinção do órgão estadual

Associação de servidores defende reativação do Derba

Foto: Antonio Queirós

13/11/2017 - 16:10

A reativação do Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia (Derba), extinto em 2014, entrou na pauta da Tribuna Popular da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (13). Na ocasião, o presidente da Associação dos Servidores do Derba (Asderba) cobrou sensibilidade do governo estadual para atender o pleito. 
Segundo destacou Borges, a desativação do órgão submeteu as estradas baianas a péssimas condições de uso. Ainda segundo ele, o prejuízo com a extinção do Derba alcança a marca de R$ 40 bilhões.
O associado ainda lamentou a perda do corpo técnico do departamento. “A lotação dos servidores em outras secretarias se transformou em um crime”, disse, afirmando que os trabalhadores foram direcionados para atividades não compatíveis e que a gestão estadual não cumpre as ações ganhas na Justiça.
Ainda contabilizando as perdas com a extinção do Derba, Nilton Borges citou casos de agricultores que tiveram as plantações perdidas por conta da dificuldade no transporte, devido as condições ruins da malha rodoviária. Na oportunidade, o presidente da Asderba solicitou apoio da Casa e a realização de uma audiência pública para ampliar a discussão em torno da reivindicação.

Precariedade das estradas

Para o vereador Hilton Coelho (PSOL), que é autor de indicação ao governo estadual pedindo o retorno do Derba e responsável pela participação da Asderba na Tribuna, é impossível promover o desenvolvimento social e econômico sem considerar a malha rodoviária.
Conforme o legislador, com a extinção, o governo visa estimular a privatização das rodovias estaduais. “É preciso discutir a reativação do Derba, porque o processo de sucateamento está em curso”, disse Hilton.
O vereador considera que a extinção do Derba “resultou na precariedade das estradas baianas, e poderá acarretar graves prejuízos ao erário público, uma vez que, estudos já realizados, apontam que com a terceirização das obras de manutenção e conservação das estradas a execução do km poderá ter seu custo majorado a partir de 400%”.
Ao comentar a Tribuna, destacando a importância histórica do departamento, a vereadora Marta Rodrigues (PT) se colocou à disposição para intermediar o diálogo com o governo estadual; enquanto que Hélio Ferreira (PCdoB), após sugestão do presidente Leo Prates (DEM), se comprometeu em promover audiência pública para tratar do assunto.
“É inadmissível a extinção de um órgão estratégico para o desenvolvimento do Estado”, pontuou o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT).
 


Fonte da notícia: Secom

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