Papel sociocultural das quadrilhas juninas será tema de audiência
Atividade remota será conduzida pelo vereador Sílvio Humberto, nesta terça-feira (29), às 10h

Foto: Divulgação
28/06/2021 - 10:58
A Câmara Municipal de Salvador realiza, nesta terça-feira (29), a audiência pública “Quadrilhas Juninas: Políticas Públicas, Economia Criativa e Cidadania em Salvador”. A atividade acontece às 10h, numa iniciativa do vereador e presidente da Comissão de Cultura da Casa, Sílvio Humberto (PSB). Haverá transmissão ao vivo pela TV Câmara - canal aberto 12.3, no site www.cms.ba.gov.br e no Facebook/@tveradiocam - e pela Rádio Câmara 105.3FM.
A audiência visa discutir o papel sociocultural das quadrilhas e a necessidade da formulação de políticas para a manutenção dos grupos juninos pelo poder público.
“As quadrilhas são também um espaço de cidadania que forma pessoas, retira jovens das ruas, educa crianças e adultos, fomenta a criatividade e a economia, e profissionaliza sujeitos, portanto precisam ser consideradas como eixo estruturante cultural, carente de políticas de incentivo, promoção e manutenção” defende o vereador.
De acordo com levantamento de entidades quadrilheiras, Salvador possui somente quatro grupos adultos e dois mirins de quadrilhas juninas, que resistem e continuam por construir sozinhas, atividades socioculturais em suas comunidades sem nenhum tipo de apoio governamental.
“É de extrema importância pensar na construção de espaços físicos que absorvam as demandas das quadrilhas dentro dos seus territórios de identidades, na formulação de editais e ações que garantam a preservação e salvaguarda deste bem cultural”, avalia.
Para o edil, as quadrilhas precisam de amparo, visibilidade e reconhecimento, além do entretenimento gerado no período típico.
“Nos últimos anos, houve uma significativa redução no número de quadrilhas em Salvador e isso se dá porque os grupos são tratados de forma espetacularizada, de modo que só ganham visibilidade em concursos com caráter de premiações - que são baixas, se comparadas ao investimento -, quando, na verdade, deveriam ter acesso a editais específicos, como o Samba Junino, e a programas que possibilitem o exercício atemporal das atividades, assim como, os meios e condições para a preservação e salvaguarda dentro e fora do período festivo”, sugere.
Convidados - A audiência virtual contará com a participação de representantes das quadrilhas Mirim Germe da Era, Forró do ABC e Junina Capelinha do São Caetano, do Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas, Fundação Gregório de Mattos (FGM), Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador (CMPC), com apresentações culturais e pesquisas realizadas pelos grupos.
Fonte da notícia: Assessoria do vereador