Luiz Carlos e amigos se unem para doar sangue
Vereador liderou grupo com cerca de 70 pessoas para doação na sede da Hemoba
Foto: Assessoria do vereador
27/12/2024 - 11:57
O vereador Luiz Carlos (Republicanos) promoveu uma ação para estimular a doação de sangue na manhã desta sexta-feira (27), na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Ele reuniu um grupo com cerca de 70 amigos doadores para ajudar a reverter a baixa no estoque de sangue na fundação. O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) também marcou presença.
Como diz Luiz Carlos, a iniciativa visa reforçar o estoque do banco de sangue, que se encontra baixo e, muitas vezes, chega a estado crítico nesse período festivo. Essa não é a primeira vez que o vereador reúne os amigos para realizar a ação solidária.
“Há pelo menos 5 anos, eu convido meus amigos para doarmos juntos. É um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Não custa nada, mas vale muito, porque cada doação pode salvar até quatro vidas”, explicou Luiz Carlos, convidando os soteropolitanos a repetirem o gesto.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não pode ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento e precisa ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Fonte da notícia: Assessoria do vereador