Sessão em homenagem ao Dia Municipal do Reggae

Atividade será hoje (31), às 18h30, no Plenário Cosme de Farias

Sessão em homenagem ao Dia Municipal do Reggae

Foto: Card do evento

27/05/2022 - 14:34

A Câmara de Salvador agendou para terça-feira (31), às 18h30, uma sessão especial em homenagem ao Dia Municipal do Reggae, comemorado anualmente na capital baiana todo 11 de maio, após sanção da Lei nº 5817/2000. A data também ganhou homenagem nacional, após a ex-presidente Dilma Rousseff promulgar a Lei nº 12.630/2012.

Requerida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, a sessão comemorativa vai movimentar o plenário Cosme de Farias. A atividade será transmitida ao vivo pela TV CAM (12.3) e pelas redes sociais da Câmara (www.facebook.com/tveradiocam).

A vereadora Marta Rodrigues explica que a  data escolhida para o Dia do Reggae é a mesma da morte do cantor Bob Marley, em 1981.  Segundo ela, a sessão especial vai debater  a importância do reggae como instrumento de luta e resistência pela justiça social, além de traçar um  panorama do surgimento do ritmo musical até os dias de  hoje, destacando-o como símbolo de combate ao racismo através da musicalidade e das ações pelo desenvolvimento cultural.

“Essa sessão ocorre em meio a uma conjuntura muito complicada para nós, quando estamos diante de um governo em que os ataques são explícitos contra a população negra, contra a população pobre e contra nossos direitos. O reggae não é só música, é sinônimo de resistência e precisamos resistir contra diversos retrocessos. Este ano, por exemplo, além das tentativas de acabar com as cotas raciais, há tentativa por parte do União Brasil de cobrar mensalidades em instituições públicas”, diz a vereadora.

A produtora cultural Jussara Santana, do Aspiral do Reggae, afirma que as sessões que ocorrem na Câmara servem para marcar e fortalecer a arte e a filosofia do reggae. “O reggae é uma filosofia que dignifica, que nos traz a ideia de coletividade, de busca por justiça social e reparação”, afirma a produtora.


Fonte da notícia: Assessoria da vereadora

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios