Cristiele França é homenageada com a Medalha Zumbi dos Palmares

Câmara concedeu a honraria à jornalista na quinta-feira (16)

Cristiele França é homenageada com a Medalha Zumbi dos Palmares

Foto: Assessoria do vereador

22/11/2023 - 14:24

Na quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Salvador concedeu a Medalha Zumbi dos Palmares à jornalista e Ekedi do terreiro Ilê Axé Oyá Mesi, Cristiele França. A honraria foi proposta pelo vereador Marcelo Maia (PMN), que destacou o importante papel de Cristiele no combate ao racismo, discriminação e intolerância religiosa, em Salvador.

“Infelizmente vivemos em uma sociedade onde diariamente nos deparamos com lamentáveis casos deste perfil. É nesse contexto que se faz necessário destacarmos a atuação de pessoas como Cristiele, que promovem o combate a esse tipo de prática e que se dedicam em demonstrar toda a importância que o respeito tem nessa luta cruel”, explica o vereador. 

Cristiele fala sobre a emoção de receber uma homenagem tão especial e ressalta a importância do prêmio para ela. “Me sinto muito honrada em receber um prêmio tão simbólico e especial como a medalha Zumbi dos Palmares, é sem dúvida algo muito importante para mim, um símbolo de luta e de resistência e esse é um dia que vai ficar marcado na minha vida”, conta.

A jornalista nasceu em Salvador, em 22 de junho de 1984. Filha da senhora Carmem França e do senhor Candido Neri dos Santos, casada com Emerson Moreira dos Santos, e mãe da Emily Abayomi.

Formada há 14 anos pela Faculdade Social da Bahia, é bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo. Começou a sua trajetória profissional como radialista na Rádio Cultura da Bahia, além de passar por diversos veículos do jornalismo baiano, como a extinta Rádio Tudo FM, Band News FM, TV Aratu. Trabalhou também em assessorias de imprensa de algumas secretarias municipais, como a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) - e a Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Detentora de uma longa e significativa história de 29 anos de confirmação no Candomblé, principal religião de matriz africana da cidade, ela é Filha d´Oxum. Tornou-se Akedi/Ajoyê do terreiro Ilê Axé Oyá Mesi localizado em Nova Brasília de Valéria.

Cristiele tem seu legado de representatividade também no empreendedorismo, sendo criadora da Ori Turbantes, confeccionando e comercializando turbantes, contribuindo para o aumento da autoestima e empoderamento de mulheres. Também organiza oficinas de turbantes, propiciando interação com e entre as crianças, ajudando-as a fortalecer suas identidades e valorizar a beleza das tradições ancestrais.  

Atualmente é apresentadora do Programa Mojubá, transmitido pela Rádio Metropole FM, e comanda também o programa Azeviche, na TV Câmara de Salvador, que aborda questões em debate pelo Movimento Negro no Brasil e no Mundo, além de apresentar serviços e produtos direcionados para os afrodescendentes.
 


Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios