Dia do Soldado do Exército Brasileiro é celebrado com sessão especial

Solenidade foi presidida pelo vereador Téo Senna e faz alusão a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias

Dia do Soldado do Exército Brasileiro é celebrado com sessão especial

Foto: Valdemiro Lopes

22/08/2023 - 12:22

A Câmara Municipal de Salvador celebrou o Dia do Soldado do Exército Brasileiro, na noite desta segunda-feira (21). A data, comemorada em 25 de agosto, é em alusão a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono dessa instituição militar. A sessão especial, realizada no Plenário Cosme de Farias, foi presidida pelo vereador Téo Senna (PSDB) e contou com a presença do vereador Maurício Trindade (PP), além de autoridades militares e civis.

“É isto que estamos fazendo aqui hoje ao abrir este plenário para receber todos os senhores e homenagear a figura de Duque de Caxias, um homem com visão estratégica, à frente do seu tempo e que ajudou a moldar a nossa nação. Com entusiasmo, celebramos a memória do patrono do Exército Brasileiro e reverenciamos os senhores militares, homens e mulheres que abraçaram este verdadeiro sacerdócio de servir ao País sem medir o sacrifício próprio e familiar”, destacou o vereador.

Ao dedicar as felicitações pela data aos mais de cinco mil militares da 6° Região Militar, grande comando que engloba as 15 Organizações Militares do Exército na Bahia e os 16 Tiros de Guerra no estado, Senna deu continuidade à sua fala ressaltando os grandes feitos de Duque de Caxias e as posições que assumiu pela liderança que desempenhava em cada missão que lhe era dada. E, fazendo isso, reverenciou todos que, por amor à Pátria, lutam para defender a nossa soberania.

Integrante da mesa, o General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, comandante da 6ª Região Militar (6ª RM), também enalteceu e complementou informações importantes acerca da trajetória militar de Duque de Caxias, ao tempo em que destacou a importância do seu exemplo para os soldados do presente e do futuro e as missões nacionais e internacionais que contam com a presença e participação do Exército brasileiro.

“O soldado do Exército brasileiro tem como missão defender a Pátria, como defendemos na Guerra do Paraguai, na Cisplatina, no Oribe e Rosas, assim como defendemos na luta interna e fomos à frente. Participamos de operações internacionais, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) ou da Organização dos Estados Americanos (OEA), contribuindo com o desenvolvimento nacional, como no momento da pandemia. Lá estávamos trabalhando, auxiliando na campanha de vacinação e, nesse momento, aqui na Bahia, na Ferrovia Oeste-Leste, militares trabalham construindo uma parte da ferrovia”, disse Guedon. 

Duque de Caxias 

Luís Alves de Lima e Silva foi considerado um brilhante chefe militar, foi pacificador das revoltas separatistas, vencedor de Oribe e Rosas, conselheiro do Estado da Guerra, Generalíssimo dos Exércitos da Tríplice Aliança, Barão, Conde, Marquês, Duque, presidente de Províncias, deputado, senador, Patrício do Império, Ministro da Guerra, presidente do Conselho de Ministros e Patrono do Exército Brasileiro.

Mesa

 Além dos vereadores Téo Senna e Maurício Trindade (PP), compuseram a mesa o general Guedon; o general de Exército José Elito Siqueira, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da presidência da República e ex-comandante da 6ª RM; o general de Exército Arthur Costa Moura, antigo comandante militar do Nordeste e da 6ª RM; os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Balthazar Saraiva e Cássio Miranda; o comandante da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, Cel. Sodré; além do Cel. Ricardo Santana, representando Paulo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). A Banda de Música da 6ª RM abrilhantou a noite, executando o Hino ao 2 de Julho e do Exército Brasileiro. 


 


Fonte da notícia: Assessoria do vereador


Galeria de fotos

Sessão Especial em homenagem ao Dia do Soldado -Ver.Téo Senna

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios