Alunos da Escola Passos Dourados visitam Memorial
Estudantes do 1º ao 4º ano conheceram o acervo do Museu da Câmara

Foto: Reginaldo Ipê
20/11/2023 - 13:16
Um grupo de alunos da Escola Passos Dourados, situada no bairro de Pernambués, teve uma atividade diferente e interativa na manhã desta segunda-feira (20). Estudantes de turmas do 1º ao 4º ano exploraram o acervo do Memorial da Câmara Municipal de Salvador. A visita é parte de um projeto extraclasse e proporcionou aos pequenos uma imersão na história da Câmara e da primeira capital do país.
Os alunos fizeram uma visita mediada, conduzida por Gabriela Cordeiro e Gustavo Silva, estagiários de História, que contaram sobre a fundação da cidade e do Legislativo Municipal, através do acervo da Câmara, composto por telas, maquetes, achados arqueológicos e móveis, entre outros.
A diretora da escola que acompanhava a turma, Ana Celestino, afirmou: “Tudo é conhecimento, conhecimento é poder. E, através do vereador Júlio Santos (Republicanos), tivemos a oportunidade de trazer as crianças para conhecer um dos órgãos mais importantes da cidade, que é a Câmara Municipal”.
História e tecnologia
O Memorial da Câmara Municipal, com exposições permanentes e interativas, oferece um cenário diferente da sala de aula, facilitando a aprendizagem. Na visita da manhã desta segunda-feira (20), as crianças puderam explorar a história entrelaçada com a tecnologia dos totens interativos, tendo uma visão ampla sobre o papel da Câmara na cidade de Salvador.
A diretora Ana Celestino afirmou ainda que a maioria das crianças nunca tinha visitado um museu antes, tendo contato com obras apenas através dos livros. Por isso, surgiu a ideia de proporcionar uma aula de campo.
O entusiasmo das crianças era nítido, com perguntas curiosas surgindo a cada sessão. Desde questões sobre os rituais legislativos até curiosidades sobre os retratos dos políticos locais, a interação tornou a visita mais educativa, como avaliou a diretora.
O Memorial da Câmara Municipal de Salvador está localizado no Paço Municipal, na Praça Thomé de Souza, s/n, Centro. O museu funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e, às sextas-feiras, das 9h às 14h. As visitas em grupo acompanhadas por mediadores devem ser agendadas através do e-mail: memorialcamara@cms.ba.gov.br.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação