Sessão especial vai homenagear Coletivo de Coordenadoras Pedagógicas
Vereador Hamilton Assis (PSOL) vai conduzir atividade nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, no Plenário Cosme de Farias

Foto: Antonio Queirós
20/08/2025 - 11:50
A educação pública será o centro do debate na Câmara Municipal de Salvador, no próximo dia 22 de agosto, às 9h, no Plenário Cosme de Farias. A iniciativa é do vereador Professor Hamilton Assis (PSOL), que promove a Sessão Especial em Homenagem à Trajetória do Coletivo de Coordenadoras e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) foi convidado e a sessão é aberta ao público.
Como explica o vereador, a atividade busca reconhecer a contribuição fundamental das coordenadoras pedagógicas no fortalecimento da educação pública da capital baiana. Essas profissionais exercem papel estratégico dentro das escolas, articulando práticas pedagógicas, apoiando professores e garantindo que os processos de ensino e aprendizagem alcancem maior qualidade e inclusão.
Para o vereador Professor Hamilton Assis, homenagear o Coletivo é também reafirmar o compromisso com a valorização dos trabalhadores da educação: “As coordenadoras e os coordenadores pedagógicos são parte essencial da engrenagem escolar. Sem eles e elas, o planejamento coletivo, o acompanhamento das práticas e a mediação entre professores, estudantes e famílias ficariam prejudicados. Essa homenagem é um reconhecimento à luta e à dedicação dessas profissionais, que, muitas vezes, atuam em condições adversas, mas seguem firmes no compromisso com a transformação social através da educação”.
Além de promover a homenagem, o vereador Hamilton Assis, que também é coordenador pedagógico licenciado para o mandato, destaca que sua atuação na Câmara tem sido marcada pela defesa da educação pública. Entre os projetos de lei apresentados estão:
• PLE-298/2025, que solicita a climatização das salas de aula da rede municipal, para garantir melhores condições de aprendizado a estudantes e professores;
• PLE-312/2025, que propõe a melhoria da qualidade e diversidade da nutrição escolar, assegurando alimentação saudável e adequada às necessidades nutricionais dos estudantes;
Hamilton destaca que segue em cobrança permanente pela efetivação do Plano Municipal de Educação (PME), instrumento fundamental para o planejamento estratégico da educação em Salvador, mas que segue sem execução plena por parte do Executivo.
“Além disso, apresentamos pedido de requerimento para instalação de CPI para investigar denúncias de desvios de dinheiro na área da Educação, como aponta a Operação Overclean da Polícia Federal”, completa.
A sessão especial proposta por Hamilton também será um espaço de diálogo sobre os desafios atuais da educação pública em Salvador, reforçando a importância de investimentos, políticas públicas de valorização profissional e condições dignas de trabalho, como enumera o vereador.
“A homenagem pretende não apenas reconhecer a trajetória do Coletivo de Coordenadoras e Coordenadores Pedagógicos, mas também reafirmar a centralidade da educação como instrumento de justiça social, inclusão e cidadania”, conclui.
Fonte da notícia: Assessoria do vereador