Projeto trata de visita de animais domésticos a pacientes em hospitais

Vereador Dr. José Antonio defende benefícios da prática para a recuperação da saúde

Projeto trata de visita de animais domésticos a pacientes em hospitais

Foto: Reginaldo Ipê

20/05/2021 - 11:59

O vereador Dr. José Antonio (PTB) apresentou o Projeto de Lei  nº 167/2021,     que trata do acesso de animais domésticos e de estimação nos hospitais públicos e privados para visita a pacientes em internações de longa permanência em Salvador.

De acordo com a justificativa do projeto, diversos estudos científicos apontam a importância da visita de animais de estimação na recuperação de pacientes hospitalizados, “responsável por proporcionar significativa diminuição no tempo de internação desses pacientes, assim como contribuir para o trabalho exercido pelos profissionais da saúde, uma vez que os animais proporcionam às equipes momentos relaxantes, com melhora do humor e diminuição do estresse inerente ao ambiente hospitalar”.

Como destaca o vereador, alguns hospitais já adotam o modelo terapêutico conhecido como Terapia Assistida por Animais (TAA), como é o caso do Hospital Albert Einstein, que, após a adoção das medidas, obteve resultados positivos no tempo de recuperação dos pacientes.

Julio Santos cita um estudo realizado no Albert Einstein, apontando que as crianças hospitalizadas que tiveram contato com animais de estimação apresentaram alívio da dor e do desconforto, se tornaram mais cooperativas nos procedimentos hospitalares e também apresentaram aumento do prazer e da felicidade.
Por isso, para o parlamentar, é preciso considerar os efeitos positivos do uso terapêutico dos animais em hospitais e a luta pela implementação da medicina cada vez mais humanizada em Salvador.

“É certo que o animais não possuem a capacidade de curar os pacientes, mas o contato direto com eles é capaz de liberar hormônios positivos, como endorfinas beta, oxitocina e acetilcolina, sendo este último responsável pela sensação de tranquilidade e diminuição dos sintomas do estresse”, pontuou Dr. José Antonio. 
 


Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios