Centro de Cultura expõe peças de artesãs independentes

Mostra para valorizar o artesanato local segue até o dia 23 de agosto com entrada franca

Centro de Cultura expõe peças de artesãs independentes

Foto: Reginaldo Ipê

19/08/2024 - 13:51

Até o dia 23 de agosto (sexta-feira), o Centro de Cultura Vereador Manuel Querino expõe peças de artesanato, moda praia, decoração, customização e itens de gastronomia. A Feira Trilha das Artes, que chega à sua quarta edição, reúne uma variedade de produtos artesanais e peças feitas a partir de materiais recicláveis. O objetivo da mostra é divulgar e fortalecer o projeto independente de economia solidária Trilha das Artes.

Criado em 2017, o Trilha une artesãos e artistas plásticos comprometidos com a preservação do meio ambiente e a valorização do artesanato local. Nesta edição, a maioria dos expositores é composta por mulheres negras, que, como a artesã Cristiane Meire, de 50 anos, encontram no artesanato uma fonte de sustento. “A vida da artesã é dura, mas é prazerosa. Pegar uma peça crua, diferenciada e desenvolver seu trabalho, colocando sua identidade, faz toda a diferença”, afirma Cristiane.

Na tarde desta segunda-feira (19), a partir das 14h, a programação segue com um desfile de moda de peças autorais das artesãs participantes, apresentado pela jornalista e produtora cultural Luzia Moraes, madrinha do grupo. Haverá, ainda, música ao vivo com o cantor Rubem Garcia.

Apoio

Tânia Regina Menezes, expositora e coordenadora do projeto, celebra a parceria com o poder público: “É muito importante contar com o apoio de espaços como o Centro de Cultura. Isso demonstra a valorização do artesanato local e a importância de oferecer oportunidades para os artesãos”.

Entre as diversas expositoras, Nélia Carvalho, de 61 anos, divide sua trajetória entre a paixão pelo artesanato e a pedagogia, sua formação acadêmica. Agora aposentada, ela se dedica exclusivamente ao trabalho artesanal. “A arte é uma complementação da educação. No processo educativo, você não consegue ensinar sem arte. O artesanato precisa ser acolhido, pois tem se perdido ao longo do tempo. E o espaço aqui é lindo, belíssimo. Juntar o útil ao agradável é fundamental”, conclui Nélia.

Serviço: Exposição Trilha das Artes
Visitação: 19/07/2024 a 23/08/2024
Horário: De segunda a Quinta, das 9h às 16h; sexta, das 9h às 14h
Onde: Centro de Cultura Vereador Manuel Querino da Câmara Municipal de Salvador 
Endereço: Praça Thomé de Souza – Subsolo (ao lado da Prefeitura de Salvador e do Elevador Lacerda)

 


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios