Augusto Vasconcelos pede apoio a projeto de avistamento de baleias

Vereador fez registro sobre o tema na sessão ordinária de quarta-feira (18) 

Augusto Vasconcelos pede apoio a projeto de avistamento de baleias

Foto: Valdemiro Lopes

19/08/2021 - 15:15

Durante a sessão ordinária de quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) fez registro sobre a iniciativa da Redemar Brasil em conjunto com a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB). Conforme o parlamentar, essas instituições têm desenvolvido um projeto belíssimo de educação ambiental, de pesquisa e de cultura denominado ‘Baleias Soteropolitanas’, uma vez que Salvador entrou na rota mundial das migrações das baleias jubartes.

“As baleias jubartes fazem parte do topo da pirâmide da cadeia alimentar e a preservação desses animais contribui para o enfrentamento do aquecimento global, já que sua digestão auxilia no processo de crescimento do plâncton que é peça fundamental da captura do gás carbônico, de modo que Salvador pode ganhar do ponto de vista ambiental, mas também turístico e na geração de emprego e renda”, informou Augusto.

Recentemente, o parlamentar esteve em audiência com o secretário de Turismo de Salvador, Fábio Mota, para tratar desta pauta. No entanto, ele observa, o cenário de descaso ainda permanece e quem está embarcando para fazer o avistamento das baleias continua se surpreendendo com a quantidade de lixo na Baía de Todos os Santos.

“O secretário Fábio Mota nos recebeu muito bem, mas quero aproveitar a minha fala aqui para fazer um novo registro porque já foram detectados pneus, carrinho de bebê, preservativos e todo tipo de plástico que você possa imaginar, boiando, formando, inclusive, barreiras de lixo. Precisamos cuidar da Baía de Todos os Santos”, pediu Augusto.

Ele destacou que quase 30% da economia de Salvador depende direta ou indiretamente da Baía de Todos os Santos e isso tem repercussão na cultura local, na culinária e nos empregos. Observou ainda que, infelizmente, é um potencial subutilizado e que vem sendo danificado ao longo dos anos. 

Lembrou também que, há pouco tempo, foi criado o Comitê Gestor Náutico. Augusto defendeu a ampliação da participação das comunidades que tem relação com o mar, a exemplo das colônias de pesca e marisqueiras. O vereador acredita que é possível agregar outros segmentos como. “Os pescadores podem utilizar, inclusive, suas embarcações para no período de avistamento de baleias ganhar uma nova fonte de renda, através do transporte de observação embarcada já que eles conhecem muito bem as águas desta abençoada Baía de Todos os Santos”, finalizou.


Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios