Ouvidoria da Câmara ultrapassa 2 mil atendimentos na legislatura

Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados, diz o ouvidor-geral Augusto Vasconcelos

Ouvidoria da Câmara ultrapassa 2 mil atendimentos na legislatura

Foto: Antonio Queirós

18/12/2024 - 14:59

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS) divulgou, na segunda-feira (16), o balanço e relatório anual de suas atividades em 2024. O documento destaca a eficiência do trabalho integrado das Unidades Administrativas da CMS, que lideraram o índice de agilidade no atendimento às solicitações de informações.

Por outro lado, órgãos do Executivo municipal, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), foram apontados como os menos eficientes no tratamento das demandas encaminhadas pela Ouvidoria.

Para o ouvidor-geral, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados. Ele destacou a importância da colaboração entre os setores internos da Câmara e os órgãos municipais para atender às demandas da população.

“A colaboração das principais unidades administrativas da Câmara em fornecer informações com rapidez e agilidade demonstra o reconhecimento do papel essencial da Ouvidoria dentro da Casa, atuando como um canal direto de comunicação com a população”, afirmou Vasconcelos.

Durante os quatro anos em que esteve à frente da Ouvidoria, Vasconcelos contabilizou mais de 2.000 solicitações atendidas. Em 2024, aproximadamente 50% das demandas registradas foram solucionadas com sucesso. Além do atendimento diário, a Ouvidoria da CMS promoveu, na última legislatura, 34 audiências públicas, 76 reuniões ampliadas, além de visitas técnicas e acompanhamento individualizado de cada solicitação apresentada.

“A Ouvidoria desempenha um papel de intermediação entre o poder público municipal e o cidadão. Nem sempre conseguimos o desfecho desejado, pois muitas solicitações dependem de ações de outros órgãos para serem atendidas. Contudo, seguimos incansáveis na cobrança, especialmente junto ao Poder Executivo, para que a maioria das demandas sejam solucionadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou o ouvidor.

O serviço da Ouvidoria funciona eletronicamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, por meio do site da Câmara Municipal, na aba “Fale Conosco”, pelo e-mail institucional ouvidoriacms@cms.ba.gov.br ou via WhatsApp pelo número (71) 99631-4499.


Fonte da notícia: Assessoria da Ouvidoria

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