Parlamento Jovem inicia terceira edição com diplomação de 43 estudantes
Programa da Câmara de Salvador promove vivência legislativa e incentiva a participação cidadã da juventude

Foto: Antonio Queirós
18/08/2025 - 20:01
Na tarde desta segunda-feira (18), foi realizada no auditório do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino a solenidade de abertura da terceira edição do Parlamento Jovem Salvador, conduzida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), diretora da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis. A programação teve início com a diplomação dos 43 estudantes selecionados para ocupar as cadeiras do Parlamento Jovem, em cerimônia conduzida pelo desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Moacyr Pitta Lima. O evento contou ainda com a presença do diretor-geral da Câmara Municipal, Adriano Gallo, e do coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, Joaquim Sampaio.
Em seu discurso de abertura, Marta Rodrigues destacou a relevância da iniciativa: “A importância de receber todos aqui nesta terceira edição do Parlamento Jovem é grande. Demonstra como, nesta Casa, estamos construindo e afirmando a democracia e os direitos, conhecendo de fato o papel do Parlamento. Isso é motivo de muita gratidão. Sempre dizemos que a democracia dá trabalho, mas devemos seguir fazendo com que as coisas aconteçam da melhor forma”.
O diretor-geral da Câmara, Adriano Gallo, falou em nome do presidente Carlos Muniz (PSDB), que conduzia a sessão ordinária simultânea à cerimônia. Ele desejou aos jovens uma boa semana de trabalhos e agradeceu à vereadora Marta pela iniciativa: “Os jovens vão conhecer o trabalho do vereador e entender o papel do Legislativo para a sociedade. Isso facilitará, quando chegarem à idade do voto, que façam escolhas mais conscientes de seus representantes”.
A cerimônia diplomou 43 jovens parlamentares e cinco suplentes de escolas municipais, estaduais e particulares da capital. Também foi apresentado o cronograma de atividades da semana, com oficinas, visitas institucionais e a eleição da Mesa Diretora.
A vereadora Isabela Sousa (Cidadania) também participou da abertura, compartilhando sua experiência no Parlamento Jovem Brasileiro, promovido pela Câmara dos Deputados, que inspirou sua trajetória política.
“Hoje sou vereadora por conta de um programa como esse. Eu era estudante do ensino médio, não tinha interesse algum pela política, mas ao participar compreendi que não basta reclamar. A política é o caminho para transformar a realidade da comunidade, da cidade e da sociedade”, afirmou.
Malês
Durante a solenidade, Marta Rodrigues e o desembargador Moacyr Pitta Lima realizaram a entrega simbólica da nova placa da Ladeira Revolta dos Malês, antigo logradouro conhecido como “Ladeira da Praça”. A mudança ocorreu em cumprimento à Lei nº 9.814/2024, sancionada pelo prefeito Bruno Reis em 2 de maio de 2024.
“Aqui tem memória e história de luta e sangue derramado. Mostrar isso aos 43 jovens parlamentares é engrandecer a cidade. Sinto orgulho de ter sido autora da lei que alterou o nome do logradouro. Ao apresentar essa história, mostramos que os jovens também podem se reunir, se insurgir e propor leis e memórias que construam coletivamente o futuro da nossa cidade”, afirmou Marta.
Programação
O Parlamento Jovem segue até sexta-feira (22), com atividades no Museu da Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Cultura e no Plenário Cosme de Farias.
19/08 (terça-feira)
Visita ao Museu da Santa Casa de Misericórdia
Palestra: Cidadania, Política e Direitos Humanos
20/08 (quarta-feira)
Oficina: Elaboração de Textos e Processos Parlamentares
Oficina: Processos Legislativos
21/08 (quinta-feira)
Atividade na Escola do Tribunal de Contas do Município
Encontro com vereadores
Eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem de Salvador
22/08 (sexta-feira)
Cerimônia de posse dos(as) jovens vereadores(as)
Parlamento Jovem
O programa é uma iniciativa da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, idealizado pela vereadora Marta Rodrigues. Seu objetivo é proporcionar aos estudantes uma vivência prática da atividade parlamentar, por meio de oficinas e simulações, culminando na Sessão Final de Diplomação, em que os jovens exercem o papel de vereadores.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação