Câmara de Salvador celebra duas décadas do Nafro PMBA com sessão especial

Por iniciativa do vereador Sílvio Humberto, o evento é uma homenagem as contribuições do núcleo

Câmara de Salvador celebra duas décadas do Nafro PMBA com sessão especial

Foto: Divulgação

18/07/2025 - 14:12

No dia 6 de agosto, às 18h, a Câmara Municipal de Salvador realizará uma sessão especial em comemoração aos 20 anos do Núcleo de Religiões de Matriz Africana da Polícia Militar da Bahia (Nafro PMBA). A solenidade visa reconhecer a relevância do núcleo como um braço da Polícia Militar da Bahia (PMBA) na sociedade, dedicado à assistência e promoção da diversidade afro-religiosa dentro da corporação. A solenidade será aberta ao público e ocorrerá no Centro de Cultura da Câmara.

A iniciativa do vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura, membro da Comissão de Reparação da Câmara e relator da Lei nº 9.451/2019 - Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa de Salvador, é uma homenagem e uma forma de valorizar a contribuição do núcleo para a cultura afro-brasileira, o enfrentamento ao racismo religioso e a defesa dos direitos da população negra.

“A relevância do Nafro PMBA ultrapassa o âmbito da PMBA, tendo inspirado a criação de iniciativas similares em outras corporações militares do país e no Exército Brasileiro. A primeira vez que fizemos esse reconhecimento foi numa sessão especial em celebração aos doze anos de trabalho. Agora com vinte, reforçamos a valorização do compromisso institucional com a pluralidade religiosa e a desconstrução de preconceitos no ambiente de segurança pública”, afirma.


NAFRO PMBA

Criado de forma pioneira no Brasil em 2005, o Nafro PMBA surgiu em resposta à identificação da exclusão das religiões de matriz africana em atividades institucionais da PMBA. Sua criação representou um marco na garantia do direito de policiais militares e servidores civis de professarem suas crenças de matriz africana, além de estabelecer um canal formal de interlocução entre a instituição policial e as comunidades de terreiro.

As atribuições do NAFROPM-BA incluem a proteção, defesa e manutenção das tradições das religiões de matriz africana; difusão de conhecimentos sobre essas religiões no âmbito da PMBA; interlocução estratégica com comunidades de terreiro, visando a resolução de questões de segurança e ao combate a incidentes de racismo institucional.

SERVIÇO
O quê: Sessão em celebração aos 20 anos do Nafro PMBA
Onde: Centro de Cultura da Câmara 
Quando: 6 de agosto, às 18h


Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios