Marcelo Maia visita USF Santa Luzia
Equipamento no bairro do Engenho Velho de Brotas foi totalmente reformado no ano passado

Foto: Assessoria do vereador
18/06/2021 - 15:54
O vereador Marcelo Maia (PMN) visitou nesta semana a Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Luzia, no bairro do Engenho Velho de Brotas. Conforme o parlamentar, o equipamento foi totalmente reformado e entregue à população no ano passado, após uma luta da sua equipe de colaboradores, do Conselho Distrital de Saúde, de representantes religiosos, dos usuários e da comunidade.
Em companhia da gestora da USF, Wilmara Silva, o vereador Marcelo Maia percorreu toda a estrutura do posto de saúde. O equipamento possui quatro consultórios odontológicos, farmácia, sala de curativos, sala de procedimentos, seis consultórios médicos e de enfermagem e sala de reunião.
Tem ainda copa, sala de esterilização, depósito de limpeza, software para atendimento médico, sala para acolhimento, sala de vacina, almoxarifado, sala de coleta e quatro banheiros.
O corpo técnico é composto por cinco equipes de saúde da família que atendem microrregiões das comunidades José Ramos, Maria Felipa, Bariri, Vila América e Praça dos Artistas, todas no Engenho Velho de Brotas.
Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de consultório dentário, técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Dentro do programa de atendimento são realizadas consultas médicas, odontológicas, preventivas, pré-natal e planejamento familiar.
Atendimento
Conforme o vereador, a USF é única no bairro com mais de 25 mil habitantes. “Embora possua uma equipe de colaboradores altamente comprometida, não consegue atender a totalidade dos moradores do bairro devido às suas limitações físicas”, observou.
Na sua avaliação, o grande desafio da gestão é encontrar espaços dentro da própria comunidade, com as características exigíveis para a construção de novas Unidades de Saúde, visando atender a um contingente populacional maior.
“O grande lado positivo da USF é o vínculo criado entre a equipe de atendimento e os usuários, promovendo o acesso aos serviços de saúde de forma continuada e assistida, facilitando a capacidade de resolutividade das questões de saúde”, destacou Marcelo Maia.
Fonte da notícia: Assessoria do vereador