Audiência pública discute requalificação da Escola Joir Brasileiro

Ouvidoria da Câmara de Salvador promoveu debate com moradores do bairro da Polêmica

Audiência pública discute requalificação da Escola Joir Brasileiro

Foto: Assessoria do vereador

18/02/2022 - 09:51

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador realizou uma audiência pública para discutir as necessidades da Escola Municipal Joir Brasileiro, entre elas a requalificação estrutural do imóvel. O debate aconteceu, na noite desta quarta-feira (16), na Associação de Moradores da Polêmica. Uma nova audiência foi agendada para o dia 15 de março, a fim de debater com a comunidade uma reforma mais abrangente da escola.  

Durante a audiência, o ouvidor-geral da Câmara, Augusto Vasconcelos (PCdoB), relembrou a última visita feita à escola no início de fevereiro quando identificou uma série de problemas como falta de água, iluminação, torneiras nas pias, janelas e fogão para fazer as merendas das crianças e esquentar as marmitas dos professores.

Emocionado com a intensa participação das pessoas em compromisso coletivo pela educação, o vereador salientou a importância de um ensino de qualidade para todos. “Parece óbvio, mas precisa ser reafirmado todos os dias: A educação é o pilar para a transformação de um país. Quando falamos de educação nos referimos a uma estrutura adequada para que os alunos tenham dignidade. Merenda, luz, segurança e espaço de lazer são essenciais para um bom desempenho escolar”, disse Vasconcelos.

Presente em mais uma ação pela educação de Salvador, o diretor de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marcos Barreto, destacou “os ataques que o ensino do município tem sofrido, como o esvaziamento de 44 escolas, que ofertam a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.

“Quem faz a escola não é o prédio, mas as pessoas. Essas pessoas precisam ser respeitadas, tanto aquelas que vão prestar serviços como trabalhadores, como aquelas que são munícipes, que pagam impostos, que trabalham e mantêm essa cidade viva e que devem ter o seu direito constitucional de acesso à educação para seus filhos e para si próprios garantidos”, enfatizou Marcos. 

No encontro, Augusto informou que já havia notificado a Secretaria Municipal de Educação (SMED), em nome da Ouvidoria da Câmara, para que tomasse as devidas providências. O ouvidor disse que obteve um bom retorno e que a secretaria se comprometeu a concluir os reparos para que as aulas retornem nesta segunda-feira (21). 

A mesa da audiência contou com a participação do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), da agente social Lívia Lima, do diretor de Comunicação e Imprensa do APLB, Marcos Barreto, do representante da SMED, Rodrigo Alves e da representante do conselho escolar da escola Joir Brasileiro, Sueli Guerreiro.
 


Fonte da notícia: Diretoria da Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios