“Salvador também é a cidade do esporte”, diz Téo Senna
O vereador afirma que a capital baiana merece uma Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Foto: Valdemiro Lopes
17/08/2023 - 14:22
Na tarde de quarta-feira (16), o vereador Téo Senna (PSDB) utilizou a tribuna da Câmara para ressaltar a importância do pacote de ações voltadas para o esporte em Salvador, lançado na última terça-feira pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Júnior Magalhães. Na ocasião, o edil reiterou o seu pedido pela criação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, uma demanda legislativa de sua autoria.
“Falo aqui como um profissional de Educação Física com 40 anos de experiência, atuando como professor em escolas estaduais e academias. Podemos afirmar que Salvador não é apenas a cidade da música e do Carnaval, mas também se tornou a cidade do esporte. E agora, com a aprovação do Fundo Municipal de Esportes e Lazer de Salvador, um projeto de minha autoria que está sendo incorporado a essa nova legislação e que em breve se tornará uma realidade para a captação e ampliação de recursos, faço um novo apelo à sensibilidade do prefeito para que crie a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Isso se torna crucial diante das oportunidades de recursos que serão destinados a essa área, a fim de gerir todos esses programas e iniciativas”, enfatizou Senna.
O vereador é o autor do Projeto de Indicação nº 409/21, que sugere ao prefeito a criação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e que foi aprovado pelos vereadores em 14 de setembro de 2021. Para Senna, que é desportista, ex-jogador de futebol profissional, formado em Educação Física com quatro décadas de experiência e vereador por cinco mandatos, sempre defendendo o esporte em Salvador, a cidade está vivenciando um momento histórico com essas medidas.
“Esta é uma batalha nossa ao longo de todos esses anos como vereador, em que buscamos atividades para fomentar o esporte em nossa cidade como uma ferramenta de inclusão social. E aqui, desejo parabenizar o prefeito Bruno Reis, que é um prefeito atleta e que demonstrou essa sensibilidade ao investir no esporte”, afirmou Senna.
Ele também avaliou positivamente o cenário para clubes sociais, atletas e paratletas, celebrando a implementação do Conselho Municipal de Esportes de Salvador (CMES), cujas discussões para a criação ocorreram pela primeira vez na história da cidade quando o edil atuava como diretor de Esportes da Prefeitura, na primeira gestão do então prefeito ACM Neto.
Ações
Conforme divulgado pela Prefeitura, cerca de R$ 20 milhões serão investidos para estimular a prática esportiva e a formação de novos atletas e paratletas na capital baiana. As ações incluem a criação da Lei Municipal de Esporte e Lazer de Salvador (Esporte Salvador); o programa Bolsa Atleta; incentivos fiscais por meio do Salvador Social Clube e Viva Esporte, destinados a clubes sociais e empresas; além de uma parceria com o Esporte Clube Bahia para a implementação de escolinhas de futebol.
Fonte da notícia: Assessoria do vereador