Odiosvaldo Vigas destaca Dia Municipal do Forró
Data comemorativa (13 de dezembro) celebra o nascimento de Luiz Gonzaga

Foto: Max Haack
16/12/2020 - 14:19
O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), gestor do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, destacou a passagem do Dia Municipal do Forró, comemorado no dia 13 deste mês. “Em razão da pandemia da Covid-19, não foi possível celebrar a data como fizemos em anos anteriores, com apresentação de grupos de forró, dança e outras demonstrações culturais”, afirmou.
A data foi instituída em Salvador através da Lei nº 6.908/2005. Para não passar em branco, Odiosvaldo lembrou que no ano passado a comemoração aconteceu numa sexta-feira (13), no Centro de Cultura, com apresentações dos forrozeiros Chico Leite, Mauro Bezerra e Edmundo de Oliveira Leite.
Na oportunidade, o trio homenageou Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O vereador também lembrou do seu projeto anual com festejos na Praça de Itapuã (Dorival Caymmi) e na Praça Segredos de Itapuã (em Piatã), bem como as caminhadas em defesa desse gênero musical brasileiro.
Odiosvaldo destacou ainda que a lei municipal, de autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), coincide com a data de nascimento de Luiz Gonzaga, nascido em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu (Pernambuco), há 108 anos, no dia de Santa Luzia.
Ao destacar a data, Odiosvaldo salientou o papel dos forrozeiros na cultura nacional e citou o seu maior sucesso, o clássico “Asa Branca”, em parceria com Humberto Teixeira, considerado para muitos como um Hino do Nordeste.
Fonte da notícia: Assessoria do vereador