Câmara Municipal concede cidadania de Salvador à médica Mariléa Souza

Sessão solene remota, requerida e dirigida pelo vereador Edvaldo Brito ocorreu na noite de terça-feira (10)

Câmara Municipal concede cidadania de Salvador à médica Mariléa Souza

Foto: Print de Manuela Rosa

10/11/2020 - 22:39

Natural de Petrolina (PE), a médica gastroenterologista Mariléa Francina Assis de Souza, representante na Bahia da Bradesco Seguros, foi homenageada, na noite de terça-feira (10), pela Câmara Municipal, com a entrega do Título de Cidadã de Salvador, em sessão solene remota. O autor da iniciativa, vereador Edvaldo Brito (PSD), justificou a honraria: “A nossa nova conterrânea é uma pessoa que atende a todos os pacientes, em qualquer horário, fazendo a ligação com a instituição que ela representa, por justiça e não por favoritismo. Apenas formalizamos um sentimento que já existia”. 
E frisou que a concessão da honraria, em plena pandemia, foi também uma forma de homenagear a categoria médica, “profissionais que estão exercendo a medicina como um verdadeiro sacerdócio, muitos sacrificando as próprias vidas para salvar vidas”. Edvaldo Brito fez questão de frisar que Mariléa Souza se destaca em todas as áreas que atua, como médica, executiva, cantora e esportista.

Desafio e gratidão

Todos os componentes da mesa que saudaram Mariléa Souza fizeram questão de ressaltar duas características que a definem: o otimismo e a alegria. Foi o caso do deputado federal Antônio Brito (PSD-BA), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, da Frente Parlamentar em defesa das Santas Casas, da Frente Parlamentar de Luta Contra a Tuberculose e do Grupo Parlamentar Brasil-Portugal. “Esse reconhecimento precisava ser feito”, comemorou.
“Oxente! E eu não sou soteropolitana não?”. Assim, bem humorada, a médica Mariléa Souza deixou claro que já se sentia natural de Salvador e que muitos amigos só descobriram agora, em razão do Título de Cidadã, que ela não tinha nascido na capital baiana. “Tenho uma forte conexão com Salvador, aqui construí minha vida, casei, formei minha família, fiz amigos. Amo esta cidade e tenho também outra forte conexão com o Carnaval da Bahia”, declarou, passando a declamar a música “Vú”, de Saulo Fernandes, que faz uma espécie de passeio pelos bairros soteropolitanos.
E, como não poderia deixar de ser, a médica falou sobre o ano difícil marcado pela pandemia da Covid-19: “Estamos enfrentando bravamente os desafios e temos que ter gratidão pela chance de aprender e reaprender o valor da vida, o sentido da cooperação mútua”. 
A mesa virtual foi composta pelo deputado federal Antônio Brito, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família  e da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas; Profª Denise Aguiar, membro do Conselho de Administração do Banco Bradesco e diretora da Fundação Bradesco; Dr. Manoel Antonio Peres, diretor Presidente da Bradesco Saúde e Mediservice; Drª Tereza Veloso, diretora Nacional da Sulamérica; Profº Dr. Raymundo Paraná, chefe do Serviço de Gastro-Hepatologia do Hospital Unversitário Professor Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia (Ufba); superintendente médico do Hospital Aliança; Dr. Francisco Balestrin, presidente do Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde; Dra Tereza Maltez, presidente do Conselho Regional De Medicina; Dr Cesar Amorin Pacheco Neves, presidente da Associação Bahiana de Medicina; Dr. Mauro Adam, presidente da Associação de Hospitais e Clínicas do Estado da Bahia (Asheb); Drª Nicia Olga Andrade De Souza Dantas, juíza componente da 1ª Turma Recursal, Drª Luciana Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria e vice-presidente da Associação Médica Brasileira, Drª Wanda Valbiraci Caldas Figueiredo, procuradora de Justiça; Dr. Flávio Bitter, diretor gerencial técnico e de produtos da Bradesco Saúde e Mediservice; Dr. Paulo Prado, superintendente Executivo da Bradesco Saúde e Mediservice. 
Compôs a mesa virtual da solenidade, ainda, o também médico e marido de Mariléa, Álvaro Souza.

A homenageada integra o Serviço de Gastroenterologia do Hospital Santo Amaro e é vice-presidente do Chapter Bahia do CBEXs.


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios