Salvador celebra São Francisco Xavier com missa solene neste sábado

Cerimônia acontece na Catedral Basílica, às 9h, após procissão pelo Terreiro de Jesus

Salvador celebra São Francisco Xavier com missa solene neste sábado

Foto: Reginaldo Ipê

09/05/2025 - 08:32

Em mais uma demonstração de fé e tradição, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia se une à Câmara Municipal para reverenciar São Francisco Xavier, santo que há mais de três séculos é símbolo de proteção para os soteropolitanos. O padroeiro de Salvador será homenageado neste sábado (10), às 9h, com uma missa solene na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Pelourinho. Antes, acontece uma procissão pelo Terreiro de Jesus.

A missa, que anualmente acontece no dia 10 de maio, data dedicada ao padroeiro da cidade, será presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio, em substituição ao cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Dom Sérgio encontra-se no Vaticano, onde participou do conclave que, na tarde desta quinta-feira (8), escolheu o novo papa, Robert Francis Prevost, que será chamado Leão XIV. 

“Em 2025, a cidade de Salvador renova sua fé e gratidão àquele que, por sua história, missão e milagres, continua sendo um símbolo de esperança e proteção. A Câmara de Salvador tem a honra de contribuir para a preservação dessa devoção, que é um verdadeiro patrimônio cultural e religioso dos católicos soteropolitanos”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Muniz (PSDB).

Devoção

A devoção ao santo remonta ao ano de 1686, quando Salvador enfrentava uma devastadora epidemia de febre amarela. Diante da tragédia, que ceifou milhares de vidas, os jesuítas sugeriram à população que recorresse à intercessão de São Francisco Xavier — que, segundo a tradição, morreu vítima de uma enfermidade semelhante numa ilha próxima à China.

O que se seguiu foi interpretado como milagre: a febre amarela cessou repentinamente. Movidos por gratidão, os líderes do antigo Senado da Câmara solicitaram ao Papa que declarasse São Francisco Xavier padroeiro da cidade. A solicitação foi atendida em 10 de maio de 1686, por meio de uma bula papal que oficializou o santo como protetor de Salvador e também do Legislativo Municipal.

Missionário do Oriente, padroeiro do Ocidente

Nascido em 1506, no Reino de Navarra (atualmente parte da Espanha), Francisco Xavier veio de uma família nobre e estudou na renomada Universidade de Paris. Era fluente em várias línguas e profundo conhecedor de filosofia, latim e humanidades. Sua trajetória religiosa começou no Seminário de Veneza, culminando em sua ordenação sacerdotal em 1536.

Movido por uma fé inabalável, dedicou sua vida à evangelização no Oriente, atuando principalmente na Índia, Japão e em outras regiões da Ásia. Considerado um dos maiores missionários da história da Igreja, faleceu aos 46 anos, em 1552. Foi beatificado em 1605 e canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV.
 


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios