André Fraga recebe título de Doutor pela Universidade de São Paulo
Engenheiro ambiental de formação, vereador realizou pesquisa na Faculdade de Medicina da USP
Foto: Assessoria do vereador
07/12/2023 - 14:10
O vereador André Fraga (PV) recebeu, na quarta-feira (6), o título de Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro ambiental de formação, o parlamentar pesquisou, na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), os benefícios da exposição e presença do verde e azul urbanos (parques, bosques, lagos e zonas costeiras) à saúde humana.
Os resultados demonstraram efeitos positivos na redução da prevalência de pessoas com hipertensão e diabetes, que moram a até um quilômetro de distância de parques urbanos. Os dados são todos referentes a Salvador.
“Considero uma grande contribuição para a cidade e ao meio ambiente. Afinal, cada vez mais evidências científicas demonstram o impacto de variáveis ambientais na saúde das pessoas. Agora temos números e a comprovação científica para a realidade de Salvador”, declarou o vereador.
A tese de doutorado foi orientada pela doutora em Patologia e professora-pesquisadora da FMUSP, Thais Mauad. O texto foi aprovado pela banca composta pelos professores doutores Nelzair Vianna, Demóstenes Silva Filho e Raymundo Soares de Azevedo, além da orientadora. A pesquisa agora passará por uma revisão final com sugestões apontadas pela banca e seguirá para o banco de teses da USP.
Quando foi secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, Fraga foi responsável pela reforma dos parques da Cidade e Jardim Botânico. Implementou os parques dos Ventos, Pedra de Xangô, Marinho da Barra, Lagoa dos Pássaros e Lagoa Arraial do Retiro. O vereador deixou ainda projetos encaminhados para a reforma do Horto Municipal, Parque de Canabrava, da Mata Escura e Marinho da Cidade Baixa.
Fonte da notícia: Assessoria do vereador