Reincidência de racismo no Atakarejo

Sílvio Humberto diz que caso precisa ser tratado com o rigor da Lei do Estatuto da Igualdade Racial de Salvador

Reincidência de racismo no Atakarejo

Foto: Valdemiro Lopes

07/12/2021 - 15:33

O vereador Sílvio Humberto (PSB) se manifestou sobre o caso de racismo ocorrido contra um menino de 8 anos no supermercado Atakarejo, da rede Carrefour, no bairro de Cajazeiras.

Conforme o parlamentar, a situação foi denunciada pela mãe Vitória Dimas. Ela diz que a criança foi abordada por uma funcionária do estabelecimento, que, ao ver a criança com um pacote de macarrão instantâneo nas mãos, perguntou se ele ia pagar pelo produto ou se iria roubá-lo.

Nas redes sociais, o vereador afirmou que a rede de supermercado vai de encontro ao seu discurso de comprometimento com políticas sérias e contra as discriminações. “Essa é uma perversidade frequente do racismo ilimitado que nos acomete diariamente, dessa vez praticada contra uma criança indefesa. A rede é reincidente em racismo e precisa ser tratada com o rigor da Lei nº 9.451/2019 – Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa de Salvador – para que se tenha o direito fundamental à dignidade da pessoa garantido”, apontou.

Humberto disse ainda que a Prefeitura de Salvador deverá tomar a  responsabilidade de, independente de ação dos outros poderes e entes da federação, penalizar, dentro dos limites constitucionais da sua competência, todo estabelecimento comercial, industrial, entidades, representações, associações civis ou de prestações de serviços que, por atos de seus proprietários ou prepostos, discriminem a pessoa em razão de sua cor ou etnia, conforme prevê o Capítulo X, que trata do Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, na lei supracitada e regulamentada no mês de novembro deste ano na capital baiana.

Fonte da notícia: Assessoria do Vereador

Centro de Cultura