Fortes chuvas na Bahia são efeitos da mudança climática

Avaliação foi feita pelo vereador André Fraga

Fortes chuvas na Bahia são efeitos da mudança climática

Foto: Reginaldo Ipê 

07/12/2021 - 14:36

Em apenas 48h, choveu em Salvador cerca de 30% a mais do que o previsto para todo o mês de dezembro, de acordo com a Codesal, Defesa Civil de Salvador. Em toda Bahia, inclusive na capital, foram registrados alagamentos, deslizamentos de terra e até casas destruídas pela tempestade. Para o presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara, o vereador André Fraga (PV), uma situação como essa não pode ser considerada normal e é um dos efeitos da crise do clima. 

“É o que eu tenho dito sempre. Esses fenômenos têm sido uma amostra grátis do que efetivamente será uma crise climática em proporções planetárias. Se a gente for olhar a chuva das últimas 48h, choveu mais do que o esperado para o mês inteiro. É muita água! Esse é um fenômeno climático extremo que é consequência da mudança do clima global”, alerta o vereador. 

Fraga reconhece que Salvador não está imune aos efeitos dessa crise: “Pelo contrário! Somos uma cidade vulnerável a esses fenômenos e muitas famílias em situação de pobreza ficam ainda mais prejudicadas quando ocorrem esses alagamentos e destruições. Ou seja, a mudança do clima ajuda a aprofundar desigualdades”. 

Segundo os meteorologistas, o que causou as fortes chuvas neste final de semana foi o fenômeno La Niña, que altera a formação de chuvas, secas e distribuição de calor. O problema é que o aquecimento global aumenta o risco da ocorrência do La Niña, que deve ter consequências até 2022. Por isso, o vereador enfatiza que tempestades como a desse final de semana podem voltar a acontecer, trazendo estragos para a Bahia.

“Nesse momento, a Prefeitura está em discussão sobre o Projeto de Lei da Política de Mudança do Clima. É importante que toda sociedade colabore nesse debate. Está no site da Prefeitura. Depois, o PL vai para a Câmara e os vereadores vão poder colaborar também”, afirma.

Segundo o vereador, Salvador foi reconhecida como uma das cidades líderes em ações de combate às alterações climáticas no relatório do CDP Snapshot Report 2021, organização internacional que ajuda empresas e cidades a divulgar o seu impacto ambiental. 

“Isso significa dizer que a cidade tem padrões de excelência na ação climática, mas não significa que devemos nos acomodar. Vamos entender essa mensagem, mudar alguns padrões e colaborar com a política municipal que está em discussão na cidade”, afirma.


Fonte da notícia: Assessoria do Vereador

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios