Saúde pública e PDDU dominam debates na 46ª Sessão Ordinária

Aladilce Souza pediu a convocação de concursados da Prefeitura e Cezar Leite cobrou do governador mais atenção aos mais de 500 médicos que resistem à pejotização

Saúde pública e PDDU dominam debates na 46ª Sessão Ordinária

Foto: Antonio Queirós

06/08/2025 - 16:38

Críticas à saúde pública municipal e estadual pautaram os debates da 46ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador (CMS), realizada na tarde desta quarta-feira (6), no Plenário Cosme de Farias. A sessão foi aberta pelo vereador Maurício Trindade (PP).

A líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), fez um apelo ao secretário municipal de Saúde, Rodrigo Alves, e ao prefeito Bruno Reis, para que convoquem os 593 profissionais aprovados no concurso público realizado pela pasta em junho do ano passado.

“Afinal, é amplamente conhecido o déficit na saúde de Salvador, que abrange profissionais como médicos, farmacêuticos, entre outros. Não entendemos por que até agora os concursados não foram convocados, enquanto os contratos do Reda foram renovados em junho”, criticou Aladilce.

Ainda sobre a área da saúde, o vereador Cezar Leite (PL) cobrou do governador Jerônimo Rodrigues atenção aos mais de 500 médicos que resistem à pejotização promovida pela gestão estadual.

“Mesmo diante das tentativas de silenciar a categoria, os médicos não recuarão. Eles acreditam na justiça, lutam por uma saúde pública de qualidade e pela manutenção dos vínculos celetistas, que garantem direitos e estabilidade. Os que foram pejotizados estão há mais de quatro meses sem receber”, declarou.

Reforçando o debate, o vereador Jorge Araújo (PP) denunciou que profissionais dos hospitais de Camaçari e Menandro de Farias estão há mais de 120 dias sem receber seus salários. “Reitero o pedido urgente de regularização desses pagamentos”, discursou.

PDDU

Com forte apelo, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) voltou a ser destaque na Câmara, desta vez por meio do pronunciamento do vereador Paulo Magalhães Júnior (União), presidente da Comissão de Planejamento Urbano.

“Conversei com alguns colegas sobre o envio do Plano, que vai projetar o futuro de Salvador e garantir a transparência necessária para construirmos o melhor Plano Diretor de todos os tempos. Esta Legislatura pode entrar para a história ao aprovar o mais abrangente Plano de Desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Ainda nos registros, o vereador Kênio Rezende (PRD) destacou o Agosto Lilás e o Dia Estadual da Lei Maria da Penha, comemorado no dia 7 (quinta-feira), reforçando a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Já o vereador Felipe Santana (PSD) cobrou o envio do Plano Municipal de Saneamento Básico, que, segundo ele, ainda se encontra no gabinete do prefeito Bruno Reis.

Por fim, o vereador João Cláudio Bacelar (Podemos) defendeu a aprovação do programa de ensino bilíngue nas escolas municipais. Segundo ele, a iniciativa permitirá que, futuramente, todas as crianças de Salvador possam dominar sua língua materna (português), além do inglês, espanhol e Libras. O parlamentar também saudou a presença dos vereadores do município de Mirangaba, no Piemonte da Chapada Diamantina: Nildão (União), Diego de Auzeni (PSB) e Ricardo do Almeida (PSD), que visitaram a Câmara de Salvador.


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios