Marta Rodrigues critica aumento da tarifa de ônibus de Salvador

Vereadora cobra da Prefeitura as planilhas de custo do transporte público

Marta Rodrigues critica aumento da tarifa de ônibus de Salvador

Foto: Antonio Queirós

06/01/2025 - 11:23

A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse, na sexta-feira (3), que o aumento da tarifa de ônibus em Salvador é um “verdadeiro escárnio com a população soteropolitana e escancara também o desrespeito com a Câmara Municipal e o descumprimento dos compromissos firmados”. Ela cobra à Prefeitura o envio das planilhas de custos.

“Se formos analisar, a tarifa pulou de R$ 3,60 em 2017 para R$ 5,60 este ano, o que significa um aumento de 55%. Este último aumento, de 8%, coloca Salvador como a quinta capital com a tarifa mais cara do país, à frente de São Paulo e Rio de Janeiro”, diz Marta.

E a vereadora completa: “Acontece que vivemos em uma cidade completamente pobre e desigual e a qualidade do serviço de transporte é vergonhosa, piora a cada ano, como ocorreu ano passado com a retirada de 130 linhas. A condução da Prefeitura com o transporte público é chocante para o Brasil inteiro”. 

Marta Rodrigues lembra, ainda, que uma legislação foi aprovada pela Câmara para dar subsídio ao transporte justamente para que não aconteçam aumentos bruscos e absurdos de tarifa. “E isso não está sendo cumprido. Em 2024, foram aprovados quase 100 milhões de subsídios e mais de 27 milhões de renúncias fiscais. Por que não vai ter em 2025? Além disso, o empresariado é constantemente agraciado com isenções fiscais e a nossa tarifa só aumenta. Essa conta da prefeitura está absolutamente desonesta” questiona. 

Planilhas
 

Segundo a vereadora do PT, mais uma vez “o prefeito Bruno Reis age de maneira obscurantista” ao não apresentar ao Legislativo Municipal as planilhas do transporte público e “ao agraciar” o empresariado. “No contrato de concessão do transporte existe a previsão do envio das planilhas para a Câmara com os respectivos valores que justifiquem o aumento. Cadê? Como sempre, a Prefeitura de Salvador agindo sem transparência”, destaca. 

Para Rodrigues, “a gestão municipal parece estar de conchavo com o empresariado quando compra as justificativas dele” para o aumento da tarifa, em detrimento das necessidades da população. 

“Eles tentam encontrar justificativas para o aumento, mas a verdade é que a gestão não se importa com o nosso povo, que é de maioria pobre, trabalhadora, honesta e que dá o sangue para poder sobreviver numa cidade tão desigual. Os ônibus são velhos, precários, caindo aos pedaços. Até barata o povo encontra. É um verdadeiro descalabro”, comentou.
 


Fonte da notícia: Assessoria da vereadora

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios