Dezembro laranja: Câmara faz alerta sobre o câncer de pele
Supervisão de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida reforça cuidados para a prevenção da doença

Foto: Divulgação
05/12/2023 - 16:08
Dezembro é o mês da chegada do verão, e com isso são necessários alguns cuidados com a pele, em especial para a prevenção do Câncer de Pele. É importante observar que uma onda de calor vem assolando todo Brasil, o que requer ainda mais cuidados.
O Câncer de Pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, e ocorre também pelo excesso de exposição aos raios ultravioletas do sol. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cada ano existem mais 175 mil novos casos da doença, sendo este o câncer com maior incidência no Brasil.
A doença se desenvolve nas áreas do corpo que estão mais expostas ao sol, e os principais sintomas são: manchas que coçam, descamam ou sangram; pintas que mudam de forma, cor e tamanho; e feridas que demoram a cicatrizar. Portanto, é importante ficar alerta e ter atenção para buscar precocemente o profissional dermatologista para orientações, diagnóstico e tratamento. O cuidado com a pele precisa ser diário, e a busca pelo especialista precisa ser imediata, caso haja o aparecimento de sintomas.
Os fatores de risco envolvem: a exposição direta e excessiva ao sol sem proteção; o histórico familiar; pessoas com pele mais clara, olhos claros e sensíveis aos raios solares; o uso de câmara de bronzeamento artificial; e doenças cutâneas prévias. A prevenção pode ser feita evitando a exposição prolongada ao sol nos horários entre 10h e 16h, utilizando filtro solar e proteção adequada (óculos escuros, chapéus). É viável sempre consultar o dermatologista para verificar o fator mínimo de proteção para seu tipo de pele e, também, a hidratação necessária para manter sua pele sempre saudável. Beber água também é um cuidado importante.
Confira abaixo alguns mitos e verdades relacionados ao Câncer de Pele divulgado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC):
Pessoas brancas e albinas têm maior propensão ao desenvolvimento da doença.
Verdade – por terem menos pigmentação na pele, pessoas brancas ou albinas estão mais suscetíveis ao desenvolvimento do câncer de pele.
Pessoas negras não desenvolvem câncer de pele.
Mito – ao contrário do que muitos imaginam, pessoas negras também correm o risco de desenvolver câncer de pele. Apesar de raro, nessa população a lesão costuma aparecer nas extremidades: região plantar (abaixo dos pés), nas palmas das mãos e abaixo das unhas.
Protetor solar tem papel fundamental na proteção contra o câncer de pele.
Verdade – o filtro solar é um agente fundamental na proteção contra o câncer de pele, porém, seu uso deve ser feito de maneira adequada, sendo recomendado o uso de um protetor que atue contra raios UVA e UVB, com FPS 30 ou maior. É necessário aplicar cerca de 2g/cm2 na pele, ao menos 15 minutos antes de se expor ao sol e, após sair da água, repetir a aplicação a cada duas horas. Também é importante lembrar de utilizar proteção solar para os lábios.
Não existe horário correto para tomar sol.
Mito – apesar da necessidade de absorção de vitamina D, para prevenir o risco de desenvolvimento do câncer de pele, é recomendado evitar a exposição prolongada ao sol entre às 10h e 16h, pois nesse período a incidência de raios ultravioleta é maior.
A Supervisão de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida recomenda atenção e cuidado com a pele em todos os meses, bem como a busca por profissional especialista que auxilie e indique o melhor tratamento e cuidado.
Fonte da notícia: Supervisão de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida