Câmara vai homenagear ogã mais antigo da Casa Branca

Sessão por iniciativa do vereador Sílvio Humberto será no dia 10 de dezembro, às 18h

Câmara vai homenagear ogã mais antigo da Casa Branca

Foto: Areelson Chagas

03/12/2024 - 11:11

A Câmara Municipal de Salvador vai celebrar em sessão especial os 70 anos de confirmação de Areelson Antônio Conceição Chagas, ogã mais antigo do Terreiro Casa Branca. A iniciativa é do vereador Sílvio Humberto (PSB) e ocorrerá no dia 10 de dezembro, a partir das 18h, no Plenário Cosme de Farias.

Filho de Mãe Nitinha de Oxum e Benzinho de Cachoeira, Pai Léo, como é carinhosamente chamado, nasceu em Salvador no dia 28 de maio de 1948 e, assim que saiu da maternidade, foi levado ao quarto de Oxalá da Casa Branca. Lá foi criado e iniciado no candomblé em outubro de 1954.

Posteriormente, confirmado ogã de Oxaguiã de Pai França. É filho de santo de Mãe Massi, de quem recebeu os postos de Axogun e Elemaso.

Como destaca o vereador Sílvio Humberto, o sacerdote de Oxaguiã foi presidente da Associação São Jorge do Engenho Velho da Casa Branca, lugar que o possibilitou entender ainda mais a importância da preservação da religião de matriz africana na Bahia e no Brasil, e vivenciar confirmações de muitos ogãs, inclusive dos seus onze filhos, vinte netos e um bisneto.
 


Fonte da notícia: Diretoria de comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios