Câmara vai homenagear ogã mais antigo da Casa Branca
Sessão por iniciativa do vereador Sílvio Humberto será no dia 10 de dezembro, às 18h

Foto: Areelson Chagas
03/12/2024 - 11:11
A Câmara Municipal de Salvador vai celebrar em sessão especial os 70 anos de confirmação de Areelson Antônio Conceição Chagas, ogã mais antigo do Terreiro Casa Branca. A iniciativa é do vereador Sílvio Humberto (PSB) e ocorrerá no dia 10 de dezembro, a partir das 18h, no Plenário Cosme de Farias.
Filho de Mãe Nitinha de Oxum e Benzinho de Cachoeira, Pai Léo, como é carinhosamente chamado, nasceu em Salvador no dia 28 de maio de 1948 e, assim que saiu da maternidade, foi levado ao quarto de Oxalá da Casa Branca. Lá foi criado e iniciado no candomblé em outubro de 1954.
Posteriormente, confirmado ogã de Oxaguiã de Pai França. É filho de santo de Mãe Massi, de quem recebeu os postos de Axogun e Elemaso.
Como destaca o vereador Sílvio Humberto, o sacerdote de Oxaguiã foi presidente da Associação São Jorge do Engenho Velho da Casa Branca, lugar que o possibilitou entender ainda mais a importância da preservação da religião de matriz africana na Bahia e no Brasil, e vivenciar confirmações de muitos ogãs, inclusive dos seus onze filhos, vinte netos e um bisneto.
Fonte da notícia: Diretoria de comunicação