Alunos do 4º e 5º ano conheceram acervo do museu e informaram sobre a história de Salvador

Foto: Reginaldo Ipê

12/12/2019 - 14:40

O Memorial da Câmara Municipal de Salvador recebeu 36 alunos, do 4º e 5º ano, da Escola Municipal Tenente Almir, localizada no Lobato, Subúrbio Ferroviário de Salvador.  A visita, realizada na manhã desta quinta-feira (12), foi motivada pelo rico acervo que conta a história da criação da Casa Legislativa, da fundação de Salvador e da Independência do Brasil. 
A coordenadora pedagógica, Cláudia Maria da Anunciação, destacou a importância de mais escolas públicas da cidade, principalmente as do ensino fundamental I, conhecerem o Memorial. “O fato de a Câmara proporcionar este momento pedagógico, de conhecimento para estes alunos é muito importante. Temos muita dificuldade de nos deslocarmos do Subúrbio para o Centro. Sentimos vontade de ver as coisas, mas não surgem muitas oportunidades como esta”, pontuou Cláudia Anunciação.
A coordenadora também citou a mediação da vereadora Marta Rodrigues (PT), juntamente com a equipe de organização do Natal no Terreiro de Jesus, da Prefeitura de Salvador, na marcação da visita ao Centro Histórico. “Em 2018, a vereadora Marta recebeu, pessoalmente, as turmas da escola e desenvolveu uma atividade com as crianças”, relembrou.

Aprendizado

Para a professora do 4º ano, Nélia Santos, conhecer a Casa Legislativa desenvolve o entendimento dos alunos sobre a história da cidade. “Há um grande aprendizado quando trabalhamos a questão teórica em sala de aula e trazemos eles para a prática. Falo de crianças que não conhecem mais da metade da cidade, esse aprendizado se torna indispensável também para que eles entendam a diferença política do passado e presente, e como isso interfere na nossa vida”, explicou.
Aluno do 5º ano, Igor Souza, 10 anos, contou ter gostado da visita e ficou surpreso com a existência do museu dentro da Câmara. “Vir aqui foi muito legal, não sabia que tinha um museu na Câmara. Gostei bastante dos quadros, principalmente o que conta a história do 2 de Julho. Também aprendi coisas novas como as três formas que a Câmara já teve. Hoje, ela parece mais com o segundo formato”, comentou
“Aprendemos muitas coisas, como o nome do primeiro governador-geral do Brasil, que foi Tomé de Souza, e sobre a vitória do nosso país na guerra que teve aqui em Salvador contra os portugueses”, disse a aluna do 4º ano, Micaele Vitória, 10 anos
Também acompanharam as turmas, a professora Eudes Mata Vidal, a professora de artes Elijalma das Mercês e a auxiliar administrativa Eliana Queiroz Viana de Jesus.
 

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios