Vice-almirante Arnon Barbosa recebe Medalha Thomé de Souza

Marinheiro alagoano também é cidadão soteropolitano e foi homenageado por iniciativa do vereador Edvaldo Brito

Vice-almirante Arnon Barbosa recebe Medalha Thomé de Souza

Foto: Valdemiro Lopes

07/11/2016 - 19:52

O vice-almirante da Marinha do Brasil, Arnon Lima Barbosa, foi homenageado com a Medalha Thomé de Souza, em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (7), no Plenário Cosme de Farias. A iniciativa da condecoração partiu do vereador Edvaldo Brito (PSD).

Natural de Maceió, capital do estado de Alagoas, Arnon Barbosa já havia sido homenageado anteriormente pelo Poder Legislativo soteropolitano. Em novembro de 2009, por iniciativa do então vereador Téo Senna, o vice-almirante foi condecorado com o Título de Cidadão da Cidade do Salvador.

“É só olhar esse plenário com todas essas pessoas que encontraremos motivos de sobra para a homenagem. Ao elaborar o projeto, pensei: ‘Como posso prestar um reconhecimento a alguém que já ganhou tudo?’  Repito o que disse na justificativa: ‘Homenagear um marinheiro em Salvador é motivo de regozijo para a cidade, que, desde 1845, foi prestigiada com a criação da Capitania dos Portos’”, enalteceu Brito.

Após receber a comenda das mãos dos filhos, Maurício Teles Barbosa (secretário de Segurança Pública da Bahia) e Valeska Teles Barbosa, o vice-almirante demonstrou muita gratidão e enalteceu as belezas naturais da capital baiana.
“Recebo a Medalha Thomé de Souza com muito orgulho e alegria. Lembro que ganho mais uma honraria nesta Casa, que representa a cidade que tem uma das mais lindas baías do mundo [Baía de Todos os Santos]. Enquanto marinheiro, passei a minha vida respeitando a todos os meus companheiros de farda”, afirmou Arnon Barbosa, visivelmente emocionado.
 
Biografia
 

Arnon Lima Barbosa nasceu no dia 23 de janeiro de 1949. Na Marinha, desempenhou funções de guarda-marinha, segundo-tenente, primeiro-tenente, capitão-tenente, capitão de corveta, capitão de fragata, capitão de mar e guerra e contra-almirante. Dentre as comissões que participou, destacam-se: Navio Escola Custódio de Mello, Escola Superior de Guerra, Escola de Guerra Naval, Adidância Naval da Venezuela, Estado Maior da Armada, Ministério da Defesa, Diretoria de Ensino da Marinha, além de outros cursos.

Além do vereador Edvaldo Brito e do homenageado, a mesa da sessão contou de importantes representantes da política baiana e das Forças Armadas do Brasil.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa; o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte; o ex-governador da Bahia e ex-ministro da Defesa, vereador Waldir Pires (PT); o comandante da Base Naval de Aratu, capitão de Mar e Guerra, Francisco Neves; o chefe do Estado Maior da 6ª Região Militar, coronel Ridauto Lúcio Fernandes; o comandante da Base Aérea de Salvador, Marcello Lobão Schiavo; o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Reis; e o presidente da Associação Comercial da Bahia, Luiz Fernando Studart, estiveram na mesa da solenidade.

A sessão também contou com a presença do vereador eleito de Salvador, Téo Senna, autor da proposta para a entrega da cidadania soteropolitana ao vice-almirante Arnon Lima Barbosa em 2009.
 


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios