Tenente-coronel da PM Valci Serpa recebe Medalha Zumbi dos Palmares
A homenagem foi realizada através da Resolução nº 2.520/2016, de autoria do presidente do Legislativo, Paulo Câmara

Foto: Valdomiro Lopes
29/08/2016 - 21:13
Na noite desta segunda-feira (29), a Câmara Municipal concedeu a Medalha Zumbi dos Palmares ao tenente-coronel da Polícia Militar (PM), Valci Góis Serpa de Oliveira. A homenagem foi realizada nos termos da Resolução nº 2.520/2016, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Paulo Câmara (PSDB).
A honraria é dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância em Salvador e no estado da Bahia.
“É sabido que a instrução militar direciona para a disciplina, o respeito às hierarquias, aprendizado de ação coordenadas, deixando um legado de resgate da cidadania. O nosso homenageado tem registrado no seu currículo a ocupação de vários cargos que enriqueceram suas experiências e contribuíram para o desenvolvimento de muitas pessoas”, disse Paulo Câmara.
Ainda durante seu discurso, o presidente destacou o comprometimento do homenageado na formação de jovens. “Durante todo esse tempo de desempenho profissional o coronel teve estreita relação com a formação de seres humanos. Foi diretor do Colégio da Polícia Militar, em Teixeira de Freitas, moldando, formando caráter, e orientando o desenvolvimento de milhares de jovens”, completou.
O tenente-coronel Valci Góis também esteve à frente do ProJustiça (da Justiça Federal), projeto que resgatou 160 menores em estado de risco através de atividades esportivas, reinserindo-os na sociedade.
Após receber a Medalha de seus familiares, o tenente-coronel destacou a sua felicidade e gratidão com a honraria. “Eu fico bastante lisonjeado pela lembrança do vereador Paulo Câmara, presidente da Câmara de Salvador. Mesmo estando em Itabuna ele lembrou os nossos feitos aqui na cidade de Salvador, como também no interior do Estado, sempre protegendo o cidadão de bem, evitando que a cidadania e a democracia sejam dilapidadas”.
Além de seus familiares, Valci Góis também dedicou a homenagem a seus colegas de farda. “Vou guardar essa honraria no coração. Aproveito pra dedicar essa gentileza também pros policiais militares que nos ajudam no combate diário a intolerância, e que vão às ruas arriscando suas vidas”, ressaltou.
Trajetória
O tenente-coronel é natural de Salvador, nascido no ano de 1966. Durante seus 32 anos de serviço na PM foi instrutor do Colégio da Polícia Militar; instrutor do Núcleo de Formação de Soldados e do curso de oficiais; chefe da Seção de Inteligência do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM); chefe da Polícia Feminina; comandante do 6º Batalhão da PM de Porto Seguro; chefe de Planejamento do 15º BPM de Itabuna; comandante das CIPM de Porto Seguro, Itamaraju, Itapetinga e Jequié; diretor do Colégio da PMBA em Teixeira de Freitas; e comandante da Companhia Rodoviária de Itabuna.
A mesa do evento ainda contou com a presença do chefe da Casa Militar do governador da Bahia, Carlos Augusto Gomes Sousa e Silva; comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Walter Menezes; e o presidente da Associação de Oficiais da PMBA, Hilberto Rego.
Fonte da notícia: Secom