Sessão especial homenageou Dia do Músico

Vereadora Lorena Brandão presidiu atividade que reuniu artistas e representantes da OMB

Sessão especial homenageou  Dia do Músico

Foto: Antonio Queirós

22/11/2017 - 20:30

A cidade da música não poderia deixar de reverenciar aqueles que lhe garantiram esse título. Na noite deste 22 de novembro, Dia do Músico, a Câmara Municipal de Salvador promoveu uma sessão especial para homenagear a categoria. Requerida pela vereadora Lorena Brandão (PSC), a atividade aconteceu no Plenário Cosme de Farias e reuniu diversos nomes do cenário local, nacional e representantes da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB).
A vereadora destacou que o Dia Municipal do Músico foi instituído por meio do projeto de lei do vereador Igor Kannário (PHS). “Cresci em uma casa musical. Meus pais cantam, meus irmãos tocam instrumentos e a mim coube o piano. A música foi criada por Deus. Ele que nos deu potencial para que fosse levada alegria e todos os sentimentos que a música é capaz de levar a qualquer pessoa”, disse Lorena.
A parlamentar também destacou o motivo da realização da sessão. “A grande intenção desta noite é prestar homenagens em vida. Não gosto de perceber que grandes artistas só são reconhecidos quando morrem. Hoje estamos aqui para celebrar a vida e o talento desses grandes músicos e dizer o quanto eles são importantes”, pontuou Lorena. A sessão contou com a apresentação do cantor Kid Monteiro, da Banda Filarmônica da Casa Pia, da cantora Priscilla Oliver e o Grupo de Percussão Mirim do Candeal.
A cantora Margareth Menezes destacou a importância de valorização dos músicos no estado. “Salvador não seria a cidade da música se não fosse pela preservação do seu legado. Hoje é preciso dar mais visibilidade a tudo que fazemos de bom. Temos muito mais talentos espalhados por aí do que reconhecidos por falta de oportunidades no nosso estado”, destacou a cantora.
Para o cantor e compositor Gerônimo, a data não traz motivos de celebração. “Em uma cidade rica em ritmos prevalece aquilo que os donos do mercado querem mostrar. Não há espaço para a diversidade cultural”, pontuou o músico.
O produtor musical Hilton Mendes reforçou o quanto a cidade precisa valorizar a classe. “Procuramos exercer a profissão com excelência, mas precisamos de mais cuidado com o profissional e organização. Na nossa cidade há uma tendência ao monopólio de ritmo, mas a música é tão divina que todos conseguem usufruir dela”, destacou Hilton.

Ordem dos Músicos

O presidente estadual da Ordem dos Músicos do Brasil, Guilherme Akira, destacou o trabalho de reestruturação da entidade na Bahia. A OMB-BA passou por uma intervenção em março deste ano. “Encontramos uma Ordem sucateada, com desvio de verbas e com uma classe insatisfeita. Fizemos essa intervenção para os músicos e esperamos fazer um grande trabalho pela classe. Estamos trabalhando com transparência”, disse Akira.
O diretor de tecnologia e marketing da OMB, Wilson Mendes, destacou que Salvador conta com um mercado bastante profissional, mas que precisa de estrutura. O diretor destacou, ainda, os novos desafios que os profissionais têm enfrentado. “Antes o músico dependia de TV e rádio para distribuir seu material. Hoje, através da Internet, ele é seu próprio produtor. Se estiver preparado como empreendedor não necessita mais da figura do agenciador”, destacou Mendes.
Receberam homenagem durante a atividade Ayla Menezes, Margareth Menezes, Gleide Dammas, Dera Barbosa, Cida Freitas, Alex Shela, Renatinho da Bahia, Pedrinho do Maná Brasil, Tonho Matéria, Milton Menezes, Rafinha RSQ, Rodrigo Morais, Antônio Duarte, Gerônimo, Gabriel Guedes, Nino Moura, Marcelo Neder, Marcos Froés, Artur Chagas, João Robert, Bruno Magnata, Leandro Afonso, Walmar Paim, Robson Ribeiro, Leandro Alonso, Vovô do Ilê, Ivan Alves, Gerson Silva, Valfredo Reluzente, Roberto Júnior, Eliomar Santana, Fred Dantas, Frederico Menezes, Tufi Homci, Neimar Lima, Irmão Cabral e Hilton Mendes.


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios