Obras raras estão disponíveis para consulta na Biblioteca Manuel Querino

Com o nome do intelectual afrodescendente, local possui oito mil títulos, entre livros técnicos e ficcionais, periódicos, CDs e DVDs educativos

Obras raras estão disponíveis para consulta na Biblioteca Manuel Querino

Foto: Reprodução

20/01/2017 - 15:28

O Centro de Cultura da Câmara de Salvador abriga um importante espaço de convivência e promoção da leitura: a Biblioteca Vereador Manuel Querino. Localizado no subsolo do palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, com vista privilegiada para o mar da Baía de Todos os Santos, que contorna o Mercado Modelo e acolhe o Forte de São Marcelo, o espaço conta com um acervo composto por obras raras, livros técnicos e ficcionais, periódicos, CDs e DVDs educativos, totalizando cerca de oito mil títulos para consulta. O local é climatizado e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Batizada com o nome de Manuel Querino, a biblioteca homenageia o intelectual afrodescendente, nascido em Santo Amaro (BA), em 1851, pioneiro nos estudos e registros etnográficos, que dimensionam a contribuição africana na sociedade brasileira. Querino foi pintor, professor, escritor, militante do Partido Liberal e líder abolicionista. Elegeu-se vereador no final do século XIX, após participar da Liga Operária Baiana, organizar o Partido Operário e defender os direitos trabalhistas. Ele foi uma das fontes de inspiração de Jorge Amado na criação do personagem Pedro Archanjo, do romance Tenda dos Milagres (1969).

Como jornalista, Manuel Querino criou os periódicos “A Província” e “O Trabalho”, nos quais defendeu o fim da escravidão. Estudante da Escola de Belas Artes, ele foi um dos fundadores do Liceu de Artes e Ofícios, além de membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Ao longo da vida, Querino elaborou e publicou diversos livros, monografias e artigos.

No acervo multidisciplinar da biblioteca, constam duas obras assinadas por Manuel Querino, assim como um livro com dados biográficos do notável estudioso baiano, escrito pelo jornalista Jorge Calmon. Entre os títulos raros disponíveis para pesquisa, merecem destaque: “Notícia Geral de Toda esta Capitania da Bahia desde o seu Descobrimento até o Presente Ano de 1759”, “Registro das Marcas dos Ensaiadores de Ouro e Prata da Cidade do Salvador – 1725-1845”, “The New Brazil – Its Resources and Attractions, Historical, Descriptive and Industrial” e “Italian Painting – from Caravaggio to Modigliani”.
 


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios