Marta repudia ação violenta de PM contra jovem de Fazenda Coutos
Para vereadora, a Polícia Militar deve coibir com veemência abordagens racistas

Foto: Valdemiro Lopes
04/02/2020 - 14:48
A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal (CMS), a vereadora Marta Rodrigues (PT) repudiou a abordagem que segundo ela foi truculenta e violenta de um policial militar da Bahia contra um jovem negro em Fazenda Coutos, na noite de domingo (2), conforme denunciado em vídeos por moradores.
A fala da vereadora corrobora as afirmações do governador Rui Costa, feitas na manhã desta terça-feira (4) à imprensa, durante entrega de uma encosta em Boa Vista do Lobato. Para Marta, a corporação precisa apurar a situação e não deve em hipótese alguma deixar passar casos como esses.
“Deve coibir com veemência, apurando o caso e punindo com rigor, sempre. O racismo há anos vem nos oprimindo e proporcionando o genocídio do povo negro. Uma corporação importante como a PM, principalmente em uma cidade negra como Salvador, deve combater o racismo em todas as suas esferas e de todas as maneiras. Deve dar o exemplo”, declarou.
Na ocasião, um dos policiais agrediu com chutes e socos um dos jovens abordados e o chamou de vagabundo, alegando ainda que o cabelo do rapaz “era de ladrão”.
“Lutamos muito para empoderar o nosso povo negro através do cabelo, da roupa, da forma de vestir. Uma postura racista como essa é inadmissível, e a apuração e o posicionamento da PM servem de exemplo para todos”, conclui.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação