Equipe da biblioteca cria árvore natalina com livros do acervo

Além disso o espaço de leitura comemora o recebimento das doações dos livros concedidos pela Academia de Letras da Bahia

Equipe da biblioteca cria árvore natalina com livros do acervo

Foto: Valdemiro Lopes

11/12/2019 - 15:50

Os funcionários da Biblioteca Vereador Manuel Querino inovaram na criação de uma árvore de Natal. A exposição, que ocorre no Centro de Cultura foi iniciada na segunda-feira (9) e fica aberta para o público com entrada franca até o final do mês de dezembro. 
A inovação foi idealizada pela bibliotecária Normaci Correia e trouxe uma nova perspectiva no conceito de produção de uma árvore de Natal. “Até então todas decorações natalinas feitas no ambiente da Câmara eram muito tradicionais. A gente precisava dar um toque mais a nossa cara. Mas como iríamos trabalhar isso? Pegando o nosso próprio material, que é o nosso acervo, e dar a nossa cara para esse momento natalino. Então é unir a questão do natal com a questão cultural, que são as duas paixões da biblioteca.  Espaço cultural dando luz. É como se os livros fossem uma metáfora, dando luz à própria comunidade”, declarou Normaci.

Criação 

Segundo a funcionária da biblioteca, para poder montar uma árvore feito essa, é necessário tomar cuidado na escolha dos livros. Como a biblioteca possui um acervo extenso, não se pode selecionar livros de apenas uma classe. É preciso separá-los por tamanho e espessura e depois iniciar o processo chamado “4,3,2,1”, que consiste em montar a árvore decrescendo o número de livros conforme a estrutura cresça.
“Minha expectativa é trazer o novo. Algo diferente. É unir essa questão da cultura com a natalina. Isso é uma forma de convidar o público. Quando você sai do seu tradicional que utiliza algo novo, diferente, isso convida. Aguça a curiosidade das pessoas”, reiterou a bibliotecária.

Doação

Além da exposição natalina, o local exibe os livros cedidos pela Academia de Letras da Bahia. São exemplares da coleção “Mestres da Literatura Baiana”. A doação se deu através visita do escritor Joaci Góes, titular da ALB e responsável pelo intermédio entre a Academia e a biblioteca.
“É uma coleção maravilhosa, completa e riquíssima”, confessou a bibliotecária. É possível encontrar obras de escritores renomados da Literatura Baiana, como Vasconcelos Maia, Afonso Manta, Ruy Espinheira Filho e Wilson Lins.
Por fim, a bibliotecária convida toda a população para conferir as obras.
 


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios