Dia do Contador é celebrado na Câmara
Sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias foi requerida pelo presidente Leo Prates

Foto: Valdemiro Lopes
19/09/2017 - 09:59
A Câmara Municipal de Salvador promoveu, na noite desta segunda-feira (18), no Plenário Cosme de Farias, sessão especial em homenagem ao Dia do Contador – celebrado em 22 de setembro. A solenidade foi requerida pelo vereador Leo Prates (DEM), presidente da Casa Legislativa.
Ao justificar a homenagem ao contador (responsável pelas atividades financeiras de uma empresa), Leo Prates destacou a importância deste profissional para a prestação de contas nas instituições públicas e privadas. Na oportunidade, o presidente enalteceu o trabalho desenvolvido pelo setor de Contabilidade da Câmara, aprimorando o sistema de controle junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
“É um trabalho que vocês fazem com muito brilhantismo, mas que não é visto pela sociedade”, disse Leo Prates, frisando em seguida que o país estaria vivenciando outra realidade “se os organismos de controle estivessem mais aprimorados”.
Ainda destacando a importância do controle dos números, Leo Prates comparou o trabalho feito à frente do Poder Legislativo municipal com a atividade realizada pelos contadores diariamente. “Eu acredito na importância dos números para o aprimoramento da gestão e para estabelecer os controles e as metas internas. Os guardiões dos números e dos controles da sociedade são os contadores. A todos vocês o nosso reconhecimento e nosso mais profundo parabéns”, declarou.
Agradecimento
Grato pela solenidade promovida pela Câmara, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), Antônio Nogueira, classificou a sessão especial como um momento histórico para a categoria, que completa 71 anos na próxima sexta-feira.
“O contador exerce o papel do Estado, não por função constitucional, mas um papel social de fiscalização do uso dos recursos públicos e privados. Além de ser um trabalho de ciência técnica, tem uma importância elementar para que os tribunais de contas julguem os recursos da nossa cidadania, e nós possamos aplicar estes recursos em prol do nosso povo, sobretudo, o mais necessitado e sofrido”, salientou Nogueira.
A mesa de trabalho da sessão especial dirigida pelo presidente Leo Prates teve ainda em sua composição Antônio Nogueira, presidente do CRC-BA; Antônio Sudário, ex-vereador da Câmara de Salvador e professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia (Ufba); Wellington Menezes Ferraz, vice-presidente da Câmara Técnica do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia; e Franklin Rony Regis, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Contadores e estudantes de Contabilidade prestigiaram o evento.
Fonte da notícia: Secom