Destino do Glauber Rocha é discutido na Super Terça
Vereadores debateram sobre a concessão do espaço cultural para a prefeitura

Foto: Antônio Queirós
07/03/2017 - 17:21
O debate em torno da concessão do Espaço Itaú Glauber Rocha entrou na pauta da Super Terça da Câmara. Na ocasião, os vereadores da bancada do governo, Joceval Rodrigues (PPS) e Henrique Carballal (PV), favoráveis à revogação em prol do Executivo, e os de oposição, Aladice Souza (PCdoB) e Sílvio Humberto (PSB), se posicionaram na tribuna.
Para Joceval, o requerimento da prefeitura está dentro da legalidade. “A posse do imóvel é do município de Salvador, da cidade de Salvador, e está registrado em cartório que a prefeitura é proprietária da área”, afirmou.
Contrário à concessão ao Município, Sílvio Humberto questionou a motivação do Projeto de Lei nº 61/16. “Será que tem a ver com a revitalização do Centro Histórico?”, indagou, sugerindo um processo de higienização da área central da cidade.
O vereador Henrique Carballal defendeu a aprovação do projeto, ressaltando que o local continuará a funcionar como espaço cultural. “A prefeitura é a proprietária e assumir o Glauber Rocha não quer diz encerrar o que já vem sendo feito. Existe a proposta de incrementar o espaço. Continuará sendo cinema e atendendo demandas culturais”, garantiu.
“Não deveria nem estar tramitando na Casa, não tem sentido”, afirmou a vereadora Aladilce Souza, engrossando o coro contra a revogação da posse do governo estadual em favor da prefeitura. Para a legisladora, a matéria não esclarece nem oferece garantias sobre o futuro do espaço. “Não deixa claro que vai continuar como um cinema ou outro equipamento cultural”, afirmou.
A votação do projeto está prevista para o próximo dia 15 de março, conforme anunciado em plenário pelo presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM).
Fonte da notícia: Secom