Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública é tema de audiência
O vereador Maurício Trindade, que requereu a realização do evento apresentou uma indicação ao prefeito ACM Neto

Foto: Reginaldo Ipê
06/04/2017 - 16:51
Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (6) debateu a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública em Salvador. Diversas cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Cuiabá, Recife e São Luís implantaram uma pasta similar. Autor do requerimento para a realização do debate, o vereador Maurício Trindade (DEM) agendará um encontro com o prefeito ACM Neto sobre a questão.
“Neste sentido já apresentei um projeto de indicação ao chefe do Executivo municipal tendo por finalidade a criação deste órgão. Esta pasta estaria responsável por coordenar todas as atividades inerentes à segurança pública no município. Envolvendo assim ações preventivas e também relacionadas ao trânsito e à assistência social, por exemplo”, afirma o parlamentar.
Segundo o vereador, a secretaria teria o papel de “intermediar diversas ações transversais do município de combate às drogas, à prostituição e a exploração do trabalho infantil, por exemplo”.
A audiência pública foi presidida pela vereadora Lorena Brandão (PSC). “A escalada da violência é uma questão preocupante em nível nacional e local e, portanto, estou colhendo assinaturas para a criação da Frente Parlamentar pela Segurança Pública”.
Fórum Permanente
Dentre as deliberações da reunião foi decidida a criação de um Fórum Permanente de debates sobre a questão da segurança na cidade. “A intenção é termos reuniões mensais com a participação de representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e conselhos tutelares. Afinal, hoje em todas as pesquisas a maior preocupação da população, em nível nacional, é com relação à escalada da violência”,afirma Maurício Trindade.
Também integrante da Mesa na audiência, o secretário Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos de Feira de Santana, Mauro de Oliveira Novaes, elencou a experiência implantada na cidade, localizada a 117 km de Salvador. “Detectamos a realização de pequenos furtos em grandes vias da cidade e implantamos a ‘ciclopatrulha’. Com essa ação, não temos mais registrados tais ocorrências nos mesmos locais”. Segundo o secretário, “a presença do Guarda Municipal passa uma sensação de segurança à população”.
Também integraram a Mesa: Nilton José Costa Ferreira, delegado especial da Polícia Civil; Luís Henrique Costa Ferreira, delegado titular da 2ª DT (no bairro da Liberdade); Carlos Alberto Gomes, doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, e Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador.
Fonte da notícia: Secom