Cezar Leite defende parcelamento de ITIV de imóveis usados

Vereador também propõe isenção do Imposto sobre Transmissão Intervivos para quem fizer primeira aquisição

Cezar Leite defende parcelamento de ITIV de imóveis usados

Foto: Valdemiro Lopes

13/02/2017 - 15:35

Com o objetivo de aquecer e incentivar o mercado imobiliário de Salvador, o vereador Cezar Leite (PSDB) sugeriu ao Executivo Municipal, por meio de indicação, o parcelamento em até 12 vezes do Imposto sobre Transmissão Intervivos (ITIV) de imóveis usados. Numa outra proposição, defendeu a isenção do ITIV para a pessoa física que adquirir o primeiro imóvel.

Cezar Leite diz que a crise econômica afeta o setor imobiliário. Ele acredita que a adoção das medidas indicadas vão estimular o setor e facilitar a obtenção do primeiro imóvel pela pessoa física.

Na Indicação nº 29/17, lembrou que o Município já antecipa o parcelamento do ITIV em 12 parcelas dos imóveis novos ou quando o mesmo é renegociado e o prédio está em construção.

Nas suas argumentações, observou que a isenção do imposto já contempla os servidores municipais da administração direta, autárquica ou fundacional dos Poderes Executivo e Legislativo, desde que o interessado não possua outro imóvel.
O ITIV é aplicado na transmissão entre proprietários do “direito real” sobre terrenos e imóveis.

IPTU


O vereador também sugeriu ao Executivo Municipal, numa outra indicação, a destinação de pelo menos 15% do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no bairro onde o imóvel está construído.

 


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios