Centro de Cultura recebe forrozeiros para homenagem a Luiz Gonzaga
A ação organizada pelo vereador Odiosvaldo Vigas teve o objetivo de comemorar o Dia Municipal do Forró

Foto: Gerson Junior
17/12/2019 - 15:31
O Dia Municipal do Forró, instituído em Salvador através da Lei Nº 6.908/2005, foi comemorado na sexta-feira (13) no Centro de Cultura da Câmara Municipal por iniciativa do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), gestor do espaço cultural. A tarde festiva e cultural contou com apresentações dos forrozeiros Chico Leite, Mauro Bezerra (sanfona) e Edmundo de oliveira Leite (triângulo), que homenagearam Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Também prestigiaram o evento o deputado federal Félix Mendonça Jr., presidente estadual do PDT, e o secretário municipal da Saúde de Salvador, Léo Prates, além de outros parlamentares e lideranças de movimentos sociais.
O vereador salientou que a lei municipal, de autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), coincide com a data de nascimento de Luiz Gonzaga, “o Rei do Baião, nascido em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu (Pernambuco) há 107 anos, observando-se ainda que nesse dia se comemora Santa Luzia”. Ao abrir a comemoração de sexta-feira, Odiosvaldo citou alguns dos grandes sucessos do cantor e compositor, dentre eles a música “Asa Branca”, em parceria com Humberto Teixeira “e considerado o Hino do Nordeste”, destacando o papel do forrozeiro na cultura nacional.
Livro
Paralelamente ao forró, também foi apresentado no Centro de Cultura o livro “Um golpe contra os trabalhadores”, de autoria do ex-ministro Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. Na obra, o dirigente político frisa que “muito além de uma denúncia e um alerta, o livro é para alimentar a geração de trabalhistas que hoje lutam pelo Brasil e por nosso tempo”. Lupi viria a Salvador na sexta-feira para lançamento da obra no Centro de Cultura, mas seguidos problemas de voo fizeram com que a apresentação fosse transferida para data indefinida.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação