Fórum: Prevenção e Reabilitação da Saúde Visual
Câmara sedia Fórum de Prevenção e Reabilitação da Saúde Visual
Vereador Alex Mine participou da abertura da atividade no Centro de Cultura da Casa

Foto: Reginaldo Ipê
26/08/2019 - 12:20
Profissionais de oftalmologia e optometria estiveram reunidos na Câmara Municipal de Salvador para participar do Fórum de Prevenção e Reabilitação da Saúde Visual. A atividade, nesta segunda-feira (26), no auditório do Centro de Cultura da Casa, foi uma iniciativa da Faculdade Internacional de Evolução Profissional (Fiep).
Compondo a mesa do fórum, o vereador Alex Mine (DEM) destacou o trabalho que é realizado pelos profissionais da oftalmologia e da optometria. “É importante minimizar os impactos das doenças que atingem a visão, atuando na prevenção. Todos sabem que minha área de atuação sempre foi a saúde e um evento como esse tem todo o meu apoio”, salientou o vereador.
No Brasil, mais de 35 milhões de pessoas sofrem com algum problema de visão, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Boa parte desses casos seria amenizada se houvesse um programa eficaz de prevenção e avaliação primária, com profissionais da optometria atuando, or exemplo, nas equipes multidisciplinares do Programa de Saúde da Família em todo o país”, pontuou a optometrista Carla Mota, diretora da Fiep.
Rendimento escolar
A especialista disse ainda que baixa qualidade visual gera um impacto negativo na vida do paciente e afeta o convívio com outras pessoas. “Nas crianças, isso também é muito grave porque pode desencadear problemas de aprendizagem, baixa produtividade e até evasão escolar”, alertou.
A programação do fórum incluiu palestras sobre diversos assuntos, como a importância da prevenção de doenças oculares, optometria e oftálmica na saúde pública, fabricação e adaptação de prótese ocular, optometria comportamental e neuro-optometria.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação