Centro de Cultura recebe a 24ª edição do Simpósio Encontros com a Cultura Popular
Nesta terça-feira (30), acontece o debate sobre “Santo Antônio dos Pobres”, das 14h às 16h

Foto: Divulgação
30/04/2024 - 11:55
O Centro de Cultura Vereador Manuel Querino recebe, nesta terça-feira (30), a 24ª edição do Simpósio Encontros com a Cultura Popular. Realizado pela Associação Amigos do Coral Renascer (Amicor), o evento integra a programação de comemoração dos 30 anos do Coral e dá início aos encontros do simpósio que, este ano, traz como tema as “Louvações Juninas”. A atividade conta com três dias de programação: dia 30 de abril acontece o debate sobre “Santo Antônio dos Pobres”; dia 14 de maio sobre o “São João do Carneirinho” e, no dia 28 de maio, sobre “São Pedro Pescador”.
A programação prevista para esta terça-feira contará com duas rodas de conversas e a participação especial do Coral da Polícia Militar da Bahia. Os espectadores terão oportunidade de conhecer aspectos da origem e desenvolvimento das principais manifestações do mês de junho, a partir de experiências individuais e coletivas. Todos estão convidados e para participar basta comparecer ao local do evento.
Coordenado pelo professor e músico Marcos Roberto de Santana, o evento é realizado pela Amicor, que é formada pelos integrantes do Coral Renascer, pelo Centro de Estudos Miguel Santana (CEMS) e o Núcleo de Cultura Popular da Bahia. A iniciativa conta com o apoio de representantes eclesiásticos, acadêmicos, culturais, militares, legislativos e educacionais e do gabinete do Vereador Armando Lessa (PT).
A série Encontros com a Cultura Popular integra a Rede de Agentes Culturais (RAC) do SEBRAE/BA e teve início em 2000 como desdobramento do Projeto Memória Viva. Ao longo de 20 anos foram publicados livros e cartilhas dedicados a Santa Bárbara, São Cristóvão, Irmã Dulce, Mãe Aninha, Mãe Stella, Martiniano do Bomfim, Miguel Santana, Jorge Amado entre outros. O Núcleo de Cultura Popular foi pioneiro na divulgação do Cordel Remoçado do santamarense Antônio Vieira e tem contribuído para a revitalização e valorização de matrizes culturais como a Trezena de Santo Antônio, o Carnaval da Saudade, o Samba Quilombola, o Artesanato Mãos Criativas e o Cancioneiro Nosso Canto, Nossa Gente.
PROGRAMAÇÃO DIA 30/04/2024 – 14h às 16h
MESA 1 - “Santo Antônio dos Pobres”- Bate Papo sobre a Religiosidade Popular
Frei Severino Fernandes OFM (Convento São Francisco)
Frei José Luís ofm (Convento N. Sra. da Piedade)
MESA 2 - “Meu Santo Antônio”
Bate Papo sobre a Cultura Popular
Profa. Antonietta d’Aguiar Nunes (Instituto Geográfico e Histórico da Bahia)
Profa. Nanci Santos Novais - (Escola de Belas Artes / UFBA)
Profa. Rivanda Santos Mendonça (Sociedade Unificadora de Professores / SUP)
Fonte da notícia: Centro de Cultura