Carolino participa da inauguração da Casa da Mulher Brasileira

Vereador destaca importância do equipamento no acolhimento e proteção  às mulheres 

Carolino participa da inauguração da Casa da Mulher Brasileira

Foto: Assessoria do vereador

20/12/2023 - 11:43

O vereador Antonio Carolino (Podemos) participou da inauguração da primeira Casa da Mulher Brasileira da Bahia, nesta terça-feira (19), na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah.

Carolino destaca que a estrutura é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Salvador e o Governo Federal, que lançou o projeto da Casa da Mulher Brasileira em todo o país desde 2015. O investimento na unidade da capital baiana foi superior à R$15 milhões, divididos entre o Governo Federal e Prefeitura.

O equipamento reúne em um único local serviços especializados de proteção e reforço de autoestima destinado às mulheres soteropolitanas. O espaço, que funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, vai oferecer também acolhimento através de uma extensa equipe multidisciplinar. 

O vereador Carolino elogiou toda a estrutura, proposta e funcionamento da Casa, além da localização. Ele lamentou, no entanto, que “a atual cultura de violência, em pleno 2023, faça com que o poder público tenha que investir o erário em iniciativas contra a violência feminina”. 

E o vereador arremata: “Quem agride mulheres não pode ser chamado de homem, marido ou companheiro. Bateu em mulher, vira bandido. Simples assim!”.
As obras foram realizadas pela Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop) e o espaço será administrado pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O prefeito Bruno Reis destacou que o espaço é mais um avanço municipal no combate à violência contra as mulheres. Uma prioridade do seu governo. “Trata-se de um equipamento que vai oferecer atendimento humanizado e unificado, que é o grande diferencial do projeto, construído num local privilegiado, num terreno de 10 mil metros quadrados que o Governo Federal cedeu ao Executivo Municipal”, disse.

A cerimônia de inauguração também contou com a presença da ministra da Mulher, Cida Gonçalves; da secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Dau; da vice-prefeita, Ana Paula Matos, e do governador Jerônimo Rodrigues, e diversos vereadores, entre outras autoridades.


Órgãos presentes

Entre outros órgãos com serviços na unidade estão o Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria Especializada do Ministério Público, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal especializada no atendimento a mulheres), Batalhão da Ronda Maria da Penha para acompanhamento de medidas protetivas e Posto do Departamento de Polícia Técnica.


Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios