146 anos de inauguração do Farol de Itapuã

Encontro foi realizado na sede do Bloco Afro Malê Debalê, no Abaeté e contou com a presença do vereador Odiosvaldo Vigas

146 anos de inauguração do Farol de Itapuã

Foto: Assessoria

11/09/2019 - 12:56

Os 146 anos de inauguração do Farol de Itapuã foram comemorados na sexta-feira (6) pela comunidade do bairro na sede do Bloco Afro Malê Debalê, localizada no Parque Metropolitano do Abaeté. O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) aproveitou a passagem da data para realizar uma “Roda de Conversa” e discutir questões de importância para a região. 
Odiosvaldo Vigas ressaltou no encontro a importância da valorização da cultura negra como agente transformador da sociedade para os afrodescendentes, bem como a relevância do Malê nesse processo. Salientou que o bloco contribui para desenvolver a cultura afro-brasileira através da música, dança e de projetos sociais, “fortalecendo a nossa cultura e reafirmando a identidade afrodescendente na luta contra o racismo e da importância de levar cultura e o empoderamento negro, não apenas em ocasiões festivas, mas que possa atuar durante todo o ano”, disse.
Ele reafirmou a importância dos jovens no processo de transformação do futuro do país, que essa consciência política se dá através da educação de qualidade, seja ela pública ou privada, mas que seja uma educação apartidária. Falou ainda da entrega de ambulâncias do SAMU junto com o prefeito ACM Neto, criticou o Governo Federal com a proposta da Reforma Tributária e a má administração no repasse de verbas aos municípios, defendendo a não limitação de verbas para saúde e educação no Brasil.
Além do vereador, formaram a mesa o subtenente do Corpo de Bombeiros, Paulo Fernandes; a capitã da Polícia Militar, Emanuela Brito; o representante do Projeto Pedra que Ronca, Edilson ‘Buruca’; o professor Job Andrade Filho; o subprefeito do bairro de Itapuã, Marco Aurélio; o representante do Malê Debalê, Carlos Eduardo; o Mestre de dança do grupo Malê, Agnaldo Fonseca; e o presidente do grupo Malê, Cláudio Araújo. O encontro contou com participação de alunos no Colégio Rotary, também de Itapuã. 
Histórico

O Farol de Itapuã foi inaugurado em 7 de setembro de 1873, com luz branca fixa. Essa data de inauguração foi confirmada no Almanak Laemmert, de 1899, que indicou ser o farol pintado de vermelho. Instalado na Pedra Piraboca, na Ponta de Itapuã, o quinto farol construído na Bahia, tem 21 metros de altura e torre troncônica metálica sobre base de alvenaria. Sua torre era pintada de roxo-terra e depois de branco e laranja. As cores vermelha e branca foram adotadas por volta de 1950, buscando melhor visibilidade à distância. Em 1923, o Farol recebeu um eclipsor a gás, para acender e apagar automaticamente. Em 1939, recebeu uma válvula solar. Atualmente é equipado com uma lanterna de policarbonato.


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios