Marta Rodrigues participa de sessão especial em Irará
Atividade homenageou o Dia Internacional da Mulher

Foto: Assessoria da vereadora
14/03/2022 - 09:18
A vereadora Marta Rodrigues (PT) foi uma das palestrantes e homenageadas, na manhã desta sexta-feira (11), na sessão especial do Dia Internacional da Mulher da Câmara Municipal de Irará, a 137 quilômetros de Salvador, solicitada pela vereadora do município, Léia do Rosalino (PT).
Ao lado da vereadora de Salvador, também fizeram parte da lista de palestrantes a procuradora do município de Irará, Isadora Oliveira, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Feira de Santana (Sintraf-Feira), Conceição Borges.
Única mulher no Legislativo Municipal de Irará, Léia do Rosalino disse que a sessão foi para homenagear e contemplar diversas mulheres que compõem uma trajetória de luta contra o machismo, o feminicídio e por equidade e paridade de gênero, seja na política e nos movimentos sociais, mas também para incentivar a participação dela nos espaços de poder e de debate.
A ocasião também foi marcada por um momento importante para o município de Irará: o prefeito Derivaldo Pinto (PT) sancionou uma lei de autoria da vereadora Léia do Rosalino para a criação da rede de proteção às mulheres do município e atualização da Lei que criou o Conselho de Mulheres.
Seguindo a linha do governo do Estado e um pleito da vereadora de Irará, o prefeito formalizou o programa de distribuição de absorventes para estudantes da rede pública de Irará e autorizou prioridade na matrícula das creches para mães/responsáveis de vítimas de violência doméstica.
Para Marta Rodrigues, a sessão especial solicitada pela vereadora Leia do Rosalino foi um gesto de respeito e de dignificar as mulheres daquele município. “Me sinto honrada de fazer parte deste dia, mas dedico esta homenagem à própria Leia e a todas as mulheres de Irará e regiões próximas, que estão na luta diária por geração de emprego e renda. Quando estamos unidas, e temos ao nosso lado companheiros que abraçam a equidade de gênero, como o prefeito, a tendência é que só avancemos. E Léia mostrou isso”, declarou.
Já a vereadora de Irará, Léia do Rosalino (PT), reforçou a importância de mais mulheres na política e disse que, como vereadora, tem se esforçado para incentivar a população feminina da cidade a participar ainda mais dos debates de gênero e de direitos para as mulheres.
“Irará é uma cidade gerida e sustentada, assim como Salvador, pela força e mão de obra de mulheres batalhadoras. E elas precisam estar inseridas não só nos debates, como nas políticas públicas e no orçamento. Aqui em Irará temos mulheres de luta, da agricultura familiar, que geram renda e atuam como chefes de família”, declarou a vereadora de Irará.
Fonte da notícia: Diretoria da Comunicação