Mandato coletivo Pretas por Salvador lamenta rejeição de emendas ao PLE-142/2023
Projeto de lei do Executivo foi aprovado na sessão ordinária de segunda-feira (12)

Foto: Assessoria do mandato coletivo
13/06/2023 - 14:28
A vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), do mandato coletivo Pretas por Salvador, líder da bancada de oposição na Câmara, lamentou a rejeição de emendas ao Projeto de Lei nº 142/2023, de autoria do Executivo Municipal. A matéria, que trata do reajuste de 8% dos vencimentos do Magistério Público, foi aprovada na sessão ordinária de segunda-feira (12).
No entendimento do mandato coletivo, as emendas rejeitadas somariam ao PL. Uma emenda visava modificar o reajuste, que passaria de 8% para 20%. Outra emenda, supressiva, previa a eliminação do artigo 15 do PL, que trata da criação de novos cargos comissionados, “prejudicando o desenvolvimento da carreira de profissionais concursados, e impedindo a criação de novas vagas efetivas”.
“Nós propusemos, enquanto mandata, mas juntamente com toda oposição, uma proposta de reajuste de 20% porque foi esse o pedido da categoria e a gente está aqui pra defender uma educação pública de qualidade porque não dá pra ficar colocando dinheiro nos programas Pé na Escola e Primeiro Passo, quando não se pensa na construção do que é o serviço público, que é o trabalho de continuidade, que é pensar na educação que seja de criticidade, que verdadeiramente pense a cidade, as pessoas, e faça acolhimento”, questionou Laina.
“A gente precisa ajustar essas ausências de informações, se o município necessita desses funcionários que se aplique medidas que contribuam para a rede municipal. Se a decisão da categoria for por paralisação, nós estamos aqui para apoiá-los. Estamos, desde sempre, se colocando à disposição para com esses profissionais, construímos essas duas emendas, mas infelizmente não passou. É muita incoerência da gestão quando se cria cargos comissionados, mas se nega um aumento de 20%”, salientou a co-vereadora Cleide Coutinho.
Fonte da notícia: Assessoria do mandato coletivo